1 de fevereiro de 2017
Prefeito convida população para encerramento da Romaria

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, convida à população de Juazeiro do Norte e do Cariri para participar da grande procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora das Candeias, a partir das 17 horas.

Tendo como uma de suas metas melhorar as condições de recepção aos romeiros e visitantes, o Chefe do Executivo tem acompanhado detalhes da realização da romaria. Ele destaca a sua intenção de fazer de Juazeiro “a cidade que cada romeiro precisa, para que seja bem tratado e bem recebido”, disse.

Hoje, o Prefeito participa do grande cortejo. A festa é considerada uma das mais belas manifestações da religiosidade do Nordeste e do País. São milhares de pessoas nas ruas do Centro da cidade, com velas acesas, num grande cordão iluminado, em louvor à santa.

Devotos fazem balanço positivo

O encerramento da Romaria de Nossa Senhora das Candeias acontece na noite desta quinta-feira, 2, com tradicional procissão das velas, saindo da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e percorrendo as ruas Santa Luzia e São Pedro até a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, onde acontece a bênção do Santíssimo. O balanço da romaria este ano foi positivo, segundo organizadores, devotos e representantes religiosos.

A Romaria das Candeias, iniciada no último dia 29, encerra o ciclo das grandes romarias, que começou em setembro do ano passado. A festa contou neste início de ano com o Plano de Ação, coordenado pela Secretaria de Turismo e Romaria, mobilizando serviços essenciais, contando com a atuação da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e apoio da igreja.

Os setores de transportes, segurança, desenvolvimento social e saúde receberam reforço com atuação dos profissionais das respectivas áreas. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos, tem realizado fiscalização com diversos profissionais capacitados, no intuito de manter o ordenamento das barracas e vendedores ambulantes. Por meio de recomendação do Ministério Público, boa parte das barracas foi retirada do entorno da Basílica.

A meta é que seja elaborado um plano permanente para assistência aos romeiros durante as festividades religiosas da cidade. O Prefeito do Município, Arnon Bezerra, deu boas-vindas aos romeiros, na missa de abertura, destacando a importância da grande nação Romaria para a ‘Terra do Padre Cícero’. Na ocasião, foi apresentada equipe de secretários à nação romeira, para a realização dos trabalhos. O prefeito cumprimentou as primeiras caravanas de romeiros vindas de Alagoas, para participar das festividades.

Criação de área de embarque e desembarque elogiada por fretantes e romeiros

Foto: Bulhões Produções

Uma das mudanças que gerou repercussão positiva entre os motoristas de ônibus que trazem romeiros de diversas cidades do Nordeste, foi a criação de áreas de embarque e desembarque. A medida foi tomada após uma série de estudos do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), para organizar o tráfego dos romeiros nas proximidades da Basílica.

“Gostei muito. Antes eu pagava mais de R$100,00 em estacionamento privado e era um transtorno. Agora temos um local onde podemos ficar mais à vontade para passar o dia todo. E melhor, foram instalados banheiros. Fiquei muito contente com essa novidade”, diz o motorista de ônibus Geraldo Muniz, do Estado de Alagoas.

O Secretário de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa, avalia como positiva a Romaria de Candeias, a primeira sob à coordenação dos serviços da nova gestão. “O que a gente da Secretaria observa é que diante do pouco tempo que tivemos, conseguimos fazer um evento muito organizado”, avalia. O Secretário ressalta que nada disso seria possível sem a parceria das secretarias envolvidas.

Os visitantes foram os principais beneficiados com esse amplo desempenho do poder público. Em questionário realizado pela Secretaria de Turismo e Romaria, os romeiros puderam avaliar o evento. “Percebi a cidade mais limpa. Não precisei andar muito para achar um lixeiro”, afirma o romeiro Amarílio da Silva, de Petrolina. O acolhimento aos romeiros foi motivo de elogios também pelo pároco da Basílica, Padre Cicero José. "Foi muito bom ver a união de todos e empenho dos envolvidos”, afirma ele, ao ressaltar o que considerou de mudanças significativas nesta romaria, a terceira maior do ano.

Fotos: Hélio Filho