21 de fevereiro de 2017
Novos conselheiros de saúde tomam posse

O Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte foi empossado nesta terça-feira, 21, com a presença de conselheiros titulares e suplentes, além da Secretária de Saúde Nizete Tavares. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

O novo conselho é composto por 56 membros, entre veteranos e novatos, 28 são titulares e a outra parte é suplente. O conselho é dividido entre governo (25%), prestadores de serviços (25%), e usuários (50%), que são ONGs, sindicatos, organizações sociais, etc.

Além da posse dos novos membros, também foi realizada a eleição da nova mesa diretora. Com apenas uma chapa disputando os cargos, a nova mesa é composta pelo Presidente Carlos Elias, que já estava no cargo; José Ângelo Filho, como vice-presidente; Maria Lúcia Andrade, como primeira secretária, e Pedro Tavares Júnior, como segundo secretário.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Nizete Tavares, “o conselho tem um papel fundamental, uma vez que cada conselheiro representa uma parcela da população, e traz o que ela está clamando em relação à saúde, para que a Secretaria possa dar a resposta necessária”. Nizete ressaltou a importância do comparecimento dos conselheiros às reuniões. “Esse é o espaço para a gente discutir as questões da saúde, então é importante que eles compareçam para que a gente tenha quórum e garanta que as discussões sejam feitas”, disse.

O presidente do Conselho, Carlos Elias, ressaltou o trabalho que está sendo feito pela gestão, e o que espera dos novos membros.  “A gestão está sendo bastante coerente em relação ao controle social, e eu espero que os novos conselheiros entendam qual é papel o nosso papel. Nós devemos acompanhar as ações da saúde, observar realmente o que está faltando no município, e ouvir a comunidade”, disse ele.