1 de março de 2017
Imprensa
Secretarias debatem plano permanente de assistência aos romeiros

A Secretaria de Turismo e Romaria fez avaliação positiva com outras secretarias do Município, da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, ocorrida de 29 janeiro a 2 de fevereiro. Durante o período foi desenvolvido um plano de ação, integrado com outras pastas, para fornecer infraestrutura e serviços de atendimento. A meta, a partir de agora, é elaborar um plano permanente de assistência aos romeiros, além de criar entidades representativas de proprietários de ranchos, hotéis e pousadas.

As Secretarias apresentaram relatórios com um balanço das ações, para planejar o novo ciclo de romarias, que começa em setembro. Além dos secretários das pastas de Turismo e Romaria, Júnior Feitosa; Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Geromel; e Educação, Maria Loureto de Lima, esteve presente o pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, e a administradora do Horto, irmã Carmina Freitas Lima, o comandante da Guarda Civil Municipal, José Claudio Belino, a diretoria do Grupo de Escoteiros, representantes da Secretaria Municipal da Saúde, da Autarquia Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos.

O bom desempenho durante a festa foi enfatizado pelo padre Cícero José. Ele disse que, caso seja desenvolvido o mesmo trabalho na próxima romaria, não haverá resultado ruim. “A população juazeirense e os seus romeiros só tem a ganhar”, afirma. Esse resultado se deu, mesmo diante do pouco tempo para planejar e outros problemas.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Geromel, destacou as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro do Horto, que em atividade conjunta e articulada realizaram trabalho de constante de busca ativa, com o intuito de identificar crianças e adolescente em situação de exploração, além dos trabalhos de esclarecimento através de entrega de informativos em tendas montadas na praça da Matriz. “A partir dessa romaria, é possível agora vislumbrar parcerias para potencializar essas ações”, afirmou a Secretária.


Tópicos: