8 de março de 2017
Bairro Horto ganhará Biblioteca Comunitária

Até o fim da segunda quinzena de abril de 2017 deverá ser inaugurada, no Bairro Horto, uma biblioteca comunitária, através de uma parceria da Prefeitura de Juazeiro do Norte e o Governo do Estado. A iniciativa partiu de um grupo de crianças moradoras daquele bairro, que se autointitula “Molecada do Horto”, que publicou um vídeo nas redes sociais, ainda em 2016, pedindo livros para eles montarem uma biblioteca para aquela comunidade.

A coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Rosana Marinho, tomou conhecimento desse vídeo antes mesmo de assumir a função atual e, já em 2017, na primeira reunião que teve com o Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará, fez essa solicitação para o órgão, que doou cerca de 300 livros, um gelágua e 20 cadeiras para realizar o sonho daqueles jovens.

A Biblioteca Comunitária do Bairro Horto deverá funcionar em um espaço onde antigamente era sede de um Ponto de Cultura, localizada próximo à Pedra do Joelho, e a sua gestão ficará por conta da própria comunidade. No entanto, Rosana Marinho lembra que a Prefeitura de Juazeiro do Norte deverá entrar com ações que contribuirão para o desenvolvimento de atividades culturais para aquela comunidade, através da Biblioteca Municipal.

“Nosso intuito é que nos próximos quatro anos possamos montar outras bibliotecas comunitárias em bairros, que não estejam próximos da Biblioteca Pública que fica no Centro da cidade”, afirma Rosana Marinho.