Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

8 de março de 2017
Hemoce coleta 50 bolsas em primeira ação com SEJUC

A primeira ação de coleta de bolsas de sangue realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em parceria com a Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura (SEJUC), resultou na coleta de 50 bolsas de sangue e no cadastro de seis doadores de medula.

A coleta aconteceu durante um retiro religioso realizado nas dependências do Ginásio Poliesportivo, no final de fevereiro. Foram dois dias de coleta e para ambas instituições os resultados foram positivos, nesta primeira ação. Como muita gente utiliza o Ginásio para a prática esportiva, a Sejuc deseja que essas pessoas além atletas sejam doadores, já que a demanda por bolsas de sangue é muito grande, surge o interesse do Hemoce e da Sejuc em firmar parceria para outros eventos, no intuito de aumentar o número de campanhas de coleta de sangue no ginásio, em outros equipamentos da Sejuc. Quem não quer esperar para se tornar doador, o Hemoce funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 12h às 17h.

Para ser doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado (evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação) e, descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas), pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, apresentar documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, sendo aceita fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do portador. Documentos aceitos: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional reservista ou passaporte.