Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

10 de março de 2017
Imprensa
Sedest promove capacitação com a Defensoria Pública do Ceará sobre os Direitos das Crianças e Adolescentes

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), por meio da Secretaria Executiva dos Conselhos, realizou capacitação em parceria com a Defensoria Pública do Ceará, através do Núcleo de Atendimento de Juazeiro do Norte, na manhã da quinta-feira, 9, para toda a rede de assistência social do Município, em especial para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os dois Conselhos Tutelares do Município.

No primeiro dia de capacitação, a defensora pública, Ramylle Almeida, repassou informações de como se dá a atuação da Defensoria Pública frente às questões que norteiam os direitos da criança e do adolescente e sobre o papel do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Também falou sobre a estrutura organizacional da instituição e o seu acionamento para tomada de providências, como o acionamento do Ministério Público, dos Conselhos Tutelares e demais instituições integrantes dos sistemas de garantias de direitos, como o CRAS e o CREAS.

A defensora pública também apresentou o Projeto ‘Abrigo não é família’, que visa agilizar o tempo de permanência de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A prática traz maior celeridade no atendimento dos problemas enfrentados por crianças em situação de acolhimento institucional, como a Casa Abrigo, de Juazeiro do Norte. “Sem dúvidas o curso será de grande contribuição para o aperfeiçoamento do trabalho multiprofissional da unidade”, afirmou a assistente social da Casa Abrigo, de Juazeiro do Norte.

Estiveram presentes, os representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e os dois Conselheiros Tutelares do município, coordenadores dos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Centro POP.

A capacitação também acontecerá na sexta-feira, 10, com o defensor público, Rafael Vilar Sampaio, sobre mediação de conflitos e o papel do Conselho Tutelar.


Tópicos: