Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

13 de março de 2017
Fundação Lemann apresenta o programa Gestão da Aprendizagem para professores da rede Municipal de ensino

Membros da fundação Lemann, de São Paulo, estiveram em Juazeiro do Norte nesta quinta-feira, 09, para apresentar as propostas pedagógicas que deverão nortear a capacitação que será ministrada aos professores de Juazeiro do Norte, mediante convênio com a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC). O Programa Gestão para Aprendizagem terá até três anos de duração, ajudando no desenho de estratégias integradas, com assessoria personalizada, formações para diretores e coordenadores escolares.

O programa contempla também formações didáticas específicas de português e matemática para professores, no sentido de auxiliá-los a melhorarem suas práticas pedagógicas dentro da sala de aula.

O Prefeito Arnon Bezerra explicou aos técnicos que a cidade de Juazeiro do Norte possui uma grande capacidade empreendedora e educacional, referindo-se à quantidade de escolas e cursos de nível superior instalados na cidade. Lembrou ainda que a vocação de Juazeiro do Norte para o crescimento, vem desde a época do Padre Cícero. O gestor municipal aproveitou a ocasião para agradecer a vinda do Programa Gestão Para a Aprendizagem e dos técnicos da Fundação Lemann para Juazeiro do Norte.

Nesse primeiro encontro, a fundação apresentou suas propostas para o programa a ser desenvolvido. No entanto, o convênio com a SEDUC terá três anos de duração. O programa ajuda no desenho de estratégias integradas, que apoiam desde a secretaria até a sala de aula, com assessoria personalizada, formações para diretores e coordenadores escolares e formações em didáticas específicas de português e matemática, que são frentes de trabalho realizadas pelos professores.

Nesse primeiro semestre, a fundação dá início a Assessoria personalizada para a Secretaria de Educação. Segundo Carlos Henrique Uehara, técnico da Fundação Lemann, serão desenvolvidas atividades de capacitação para que todas as ações a elas relacionadas tenham impacto direto na sala de aula. “O principal objetivo desse programa Gestão para a Aprendizagem é a melhoria da qualidade da educação aqui em Juazeiro do Norte”.

Para a Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, Carmem Lúcia Tomaz Bezerra, essa parceria deverá fortalecer e apoiar os processos pedagógicos da SEDUC. "Esperamos que com essas formações e encontros voltados para práticas e políticas públicas possamos garantir a excelência na qualidade de ensino e a aprendizagem dos nossos alunos", ressalta Carmen Lúcia.

Fotos: Samuel Macedo