Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

13 de março de 2017
SEDUC realiza evento alusivo ao Dia Internacional das Mulheres

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (SEDUC) realizou na última sexta-feira, dia 10, um vento interno alusivo ao dia Internacional das Mulheres, 8 de março. O evento contou com palestras de alunos do grupo de estudo Aliança Geral de Raça, Etnia e Gênero (AGREGUE) da faculdade Estácio FMJ. Os estudantes Wallyson Junio (Farmácia), e Alyne Alencar (Medicina), trouxeram as palestras “A diversidade do que é ser mulher” e a “Inclusão da Mulher na Educação”, respectivamente.

A intermediação da parceria foi feita pelo Professor da SEDUC, Djailson Ricardo Malheiro, também da Estácio FMJ e coordenador do grupo de estudos. Para Djailson, essa parceria vem em momento pertinente devido à comemoração ao Dia Internacional da Mulher, pois o AGREGUE pesquisa sobre a mulher e a diversidade de gênero, a partir da essência feminina dentro do novo universo que se configura atualmente, onde são inseridas, por exemplo, a travesti e a transexual, tratando de temas como a violência, empoderamento e etnia, proporcionando um momento de reflexão sobre os assuntos abordados.

A Assistente Social Ediane Pedro, coordenadora do setor de Recursos Humanos da SEDUC, também proferiu palestra que enfocou questões de saúde física e emocional, boas relações interpessoais de trabalho, com enfoque na motivação das mulheres servidoras da SEDUC.

A Secretária de Educação, Maria Loreto de Lima, considera que esse momento fortalece a relação das mulheres no seu ambiente de trabalho e no seu convívio social.  Ela lembra que é muito importante que a Secretaria de Educação sempre desenvolva ações como essa, pois coloca em discussão as questões que envolvem a diversidade e a cultura de gêneros, muito debatidos atualmente, para que sejam profundamente analisados e dê abertura para planejamentos juntos as escolas, com o intuito de se começar a formar essa nova geração de modo que ela compreenda esses conceitos.

“Nós vivenciamos, nesse momento, importantes falas na questão da saúde da mulher e suas relações no processo econômico do país e sua luta por conquistas de espaço”, comenta Maria Loreto de Lima que também esteve presente durante a manhã de sexta-feira, na Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, onde houve debate com os principais movimentos femininos, na tentativa de elaborar propostas de melhorias nos serviços públicos direcionados às mulheres.