Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

13 de março de 2017
Secretaria de Saúde promove dia D de Combate ao Mosquito Aedes aegypt, no bairro João Cabral

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde com os Núcleos de Combate a Endemias, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária, Atenção Básica e Mobilização Social, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Autarquia Municipal de Trânsito – AMAJU, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, irá realizar, no próximo dia 17 de março, o Dia D de combate ao Aedes aegypti, no bairro João Cabral, área com maior índice de infestação do mosquito.

De acordo com os estudos epidemiológicos, o bairro João Cabral, um dos mais populosos do Município, encontra-se com índice de 6% de infestação, percentual acima do preconizado pelo Ministério da Saúde. As últimas chuvas que atingiram a cidade colaboraram para o aumento de focos do mosquito, e se faz necessária uma ação de maior amplitude e que possa apresentar resultados mais rapidamente.

Para isso, uma grande equipe está sendo mobilizada através de diversas Secretarias. Na sexta-feira, os agentes e fiscais farão visitas aos imóveis reincidentes e aos que ainda não foram visitados neste ciclo; haverá também uma passeata com os estudantes das escolas municipais do bairro, para chamar atenção e conscientizar os moradores sobre o que estará acontecendo no local; os agentes dos Postos de Saúde da Família também participarão das passeatas. Também será feito um trabalho focal no Mercado do Peixe; visita aos Pontos estratégicos do bairro; equipe de UBV (borrifação e bloqueio químico) nos pontos críticos e retirada de entulhos e resíduos sólidos pela AMAJU e SEMASP. Tudo isso estará acontecendo simultaneamente.

Esta é uma ação prevista no Plano Municipal de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, mas que foi antecipada devido às últimas chuvas e o crescimento do índice no bairro João Cabral. A ideia é levar o Dia D de combate ao mosquito também para os outros bairros que apresentem níveis de infestação mais altos que o permitido.