Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

14 de março de 2017
Cozinhas comunitárias devem ser reabertas até o final de março

Os trabalhos que antecedem a abertura das cozinhas comunitárias dispostos nos bairros Vila Nova, Horto, João Cabral e Frei Damião foram iniciados há cerca de duas semanas. A expectativa da Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Isabela Geromel, é de que no final do mês de março os quatro equipamentos voltem a funcionar normalmente.

Uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho está finalizando as compras dos alimentos para abastecer as cozinhas, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Banco de Alimentos e dos recursos do Fundo Municipal.

Há duas semanas, foi finalizado o recadastramento de 300 agricultores e nova adesão ao PAA. A próxima etapa é a compra de alimentos junto aos produtores, por meio de licitação, que já está nos trâmites burocráticos. Ao mesmo tempo, equipes da SEDEST estão atualizando os cadastros das famílias que serão beneficiadas e fazendo visitas à empresas de gêneros alimentícios, para firmar parcerias no abastecimento do banco de alimentos.

Refeições diárias - Cada equipamento serve cerca de duzentas refeições diárias sem custos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e também está dentro do planejamento da secretária Isabela Geromel, utilizá-los para as oficinas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), voltadas ao reaproveitamento de alimentos, trabalhando assim grupos de produção para geração de renda, estimulando a economia solidária. “A nossa expectativa é que até o final do mês de março possamos reabrir todos esses equipamentos com a qualidade que a população merece”, afirma a Secretária Isabela.