15 de março de 2017
Mistério Público do Trabalho reúne Secretarias do eixo social

Representantes das secretarias que fazem o eixo social da Prefeitura de Juazeiro do Norte estiveram reunidas no Ministério Público do Trabalho, para discutirem ações que visam combater a exploração do trabalho infantil no Município. A iniciativa dessa reunião foi do Ministério Público do Trabalho e a ideia foi realizar um primeiro contato com a nova Gestão Municipal de uma forma mais ampla. A reunião aconteceu na última sexta-feira.

Estiveram presentes a Secretária de Saúde, Nizete Tavares, o Secretário de Turismo e Romarias, Junior Feitosa, e representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social; Esporte, Cultura e Juventude e Secretaria de Educação.

A procuradora do trabalho, Lorena Brandão Landim Camarotti, que coordenou a reunião, falou sobre campanha “Chega de trabalho infantil” para este ano de 2017, que é um projeto que visa a promoção dos direitos da criança e do adolescente e a erradicação do trabalho infantil no país. Segundo a procuradora Lorena Camarotti, a intenção do Ministério Público do trabalho é engajar as secretarias que fazem parte desse eixo social, de modo que elas possam planejar e executar ações de combatam à exploração do trabalho infantil, em diversas atividades do município.

A coordenadora municipal do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA), Fátima Teixeira, explica que na 9º oficina do programa, acontecida nos dias 21 e 22 de fevereiro na cidade de Fortaleza, onde participaram vários municípios, foi reiterada a necessidade de se aumentar o combate à exploração do trabalho infantil e de se fortalecer as ações em conjunto com várias secretárias da gestão e outros órgãos que atuam nos municípios.

Dentre as ideias debatidas na reunião, algumas podem ser destacadas, como a realização de um diagnóstico, por parte da Secretaria de Educação, que identifique os pontos de exploração, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDEST) através do PETI e dos CRAS, a implantação de atividades esportivas permanentes pela Secretaria de Esportes, Juventude e Cultura. Já a Secretaria de Turismo e Romaria, propôs a realização de visitas monitoradas com as crianças aos pontos turísticos da cidade, transmitindo-as a importância da riqueza cultural que Juazeiro do Norte possui.