3 de abril de 2017
Imprensa
Abertura da Festa anual das Árvores em Juazeiro do Norte

A Abertura oficial da Festa Anual das Árvores, realizada nesta segunda-feira na EEF João Alencar de Figueiredo, reuniu estudantes e professores em um dia de vivências e educação ambiental. Estiveram presentes na ocasião, o Secretário Interino de Segurança Pública e Cidadania, Hamilton Macedo, o Superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU), Sidney Kal-rais, a professora Socorro Pinto da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto e Socorro Moura diretora da EEF João Alencar de Figueiredo.

A cerimônia teve início com a apresentação da fanfarra dos estudantes da EEF João Alencar de Figueiredo. As autoridades presentes ressaltaram a importância da Festa Anual da Árvore para a cidade de Juazeiro do Norte. De acordo com Sidney Kal-Rais, a celebração tem por objetivo a educação ambiental no município, com atividades voltadas aos estudantes e distribuição de 400 mudas nativas para sociedade civil. 

Ainda pela manhã, a equipe técnica distribuiu 70 mudas, após à missa na Paróquia da Basílica Menor do Santuário de Nossa Senhora das Dores. À tarde, houve uma palestra com o tema “As árvores nativas do entorno escolar”, ministrada pelo Fiscal Ambiental da SEMACE, Anderson Lima dos Santos, para os estudantes da EEF Edvard Teixeira Ferrer.

Durante a semana acontecerão ciclos de palestras, distribuição de mudas, exibição de documentários, percurso ecológico com visitas aos geossítios, do projeto Geopark Araripe, oficinas e premiação de melhor redação para os estudantes das escolas participantes. Culminando, na sexta-feira, com a cerimônia de execução do Plano de Reflorestamento do Parque Ecológico das Timbaúbas.

A Festa Anual das Árvores é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), que contemplou Juazeiro do Norte, com um projeto ambiental voltado à preservação arbórea. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), a Autarquia Municipal de Meio ambiente e a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).


Tópicos: