3 de abril de 2017
Imprensa
Centro de Controle de Zoonoses inicia campanha na zona rural

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através do Centro de Controle de Zoonoses e Núcleo de Mobilização Social, inicia nesta terça-feira, 4, a Campanha “Evite acidentes, não deixe seu animal solto”, com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos de permitir que os animais de estimação estejam fora do limite dos cercados nas estradas da zona rural. Inicialmente, três áreas serão visitadas pela equipe do Centro.

No dia 04 de abril, os agentes do CCZ irão visitar o Sítio Amaro Coelho, com um carro de som e conversando com os moradores sobre a posse responsável, mostrando que deixar os animais soltos pode causar acidentes e prejuízos aos animais e transeuntes. O projeto continua no dia 06, no Sitio Umari, e no dia 11 no Sítio Gavião.

Animais deixados fora da área da residência podem causar acidentes graves a motoristas, motociclistas e ciclistas. Depois de alguns casos que recorreram ao Centro de Controle de Zoonoses, a coordenação decidiu realizar uma campanha de conscientização, informando também que os animais soltos serão recolhidos em outra oportunidade, e só serão liberados depois do pagamento de multa, de acordo com a legislação vigente.

A Campanha “Evite acidentes, não deixe seu animal solto” é mais uma estratégia do CCZ dentro do Projeto que discute a posse responsável de animais de estimação e deverá ser levada também para outros sítios. A proposta é fazer com que a população tenha consciência sobre seus direitos e deveres em relação aos animais, sabendo principalmente que algumas ações podem ser caracterizadas como crime.


Tópicos: