9 de abril de 2017
Reorganização de fluxos e da Rede de Atenção básica marcam os 100 dias de gestão na Saúde

Apesar das dificuldades encontradas em um setor tão cobrado pela sociedade, a nova gestão nos seus 100 primeiros dias, conseguiu mostrar para a população a que veio, entregando resultados e fazendo os devidos encaminhamentos das necessidades dos cidadãos. Na saúde, muito foi feito em 3 meses, e muito mais há para ser feito.

O objetivo do Prefeito Arnon Bezerra, através da Secretária de Saúde, Nizete Tavares, é reordenar a Atenção Básica do Município, fazendo com que esse setor verdadeiramente funcione para desafogar os maiores estabelecimentos de saúde. Na saúde básica, foram mais 32 mil consultas médicas, mais de 3.200 consultas de pré-natal, e ainda mais de 250 visitas domiciliares, além de muitos outros procedimentos realizados nas Unidades Básicas de Família. No Hospital Infantil Maria Amélia, foram mais de 20 mil atendimentos.

Com a reorganização do fluxo da Central de Marcação e Regulação, foi possível dar celeridade a marcação de consultas e procedimentos da população. Em apenas 100 dias, foram mais de 6.100 consultas especializadas e mais de 45 mil exames especializados marcados pela Central.

Através dos mais de 170 agentes de combate à endemias, está em curso o segundo ciclo de combate ao mosquito Aedes aegypti, onde são visitadas as residências de todos os bairros no município. A estratégia tem surtido efeito, e até 31 de março, apenas 1 caso de dengue foi confirmado em Juazeiro do Norte, e nenhum de zika ou chikungunya.

O Centro de Controle de Zoonoses passou por uma reforma emergencial, eliminando os problemas estruturais, como rachaduras, instalações elétricas e hidráulicas e correção de goteiras. Através do CCZ, foram capturados 117 animais de grande porte soltos nas vias municipais e que poderiam causar acidentes no trânsito. Também foi dado início ao Projeto de Posse Responsável. Todas as quartas-feiras são ministradas palestras no Centro, falando sobre diversos assuntos importantes para quem cuida de animais.

Os números mostram o quanto a gestão vem trabalhando para atender cada cidadão de forma eficaz e rápida. No entanto, são muitos os desafios que ainda terão de ser enfrentados. Oferecer melhor estrutura física em todos os estabelecimentos do setor no município e buscar mais recursos do Sistema Único de Saúde, são exemplos deles.