29 de abril de 2017
COMDEMA dialoga sobre questões ambientais

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) de Juazeiro do Norte, em reunião ordinária nesta quarta-feira, dialogou sobre o estudo Gravimétrico do Município, que traz subsídios para o processo de elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Na ocasião, a Companhia de Gestão dos recursos Hídricos do Ceará (COGERH) ministrou uma apresentação técnica sobre gestão de recursos hídricos e outorgas.

O estudo Gravimétrico foi entregue individualmente aos conselheiros, para que eles analisem e façam considerações que venham a contribuir na elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, pensando na geração, coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares e urbanos do município.

O Coordenador do Núcleo técnico da COGERH, Thiago Alves da Silva, apresentou ao Conselho a síntese da oficina sobre Instrumentos da Gestão dos Recursos Hídricos e Outorgas, que foi ministrada no dia 3 abril para a equipe técnica ambiental da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro (AMAJU). Essa iniciativa, aperfeiçoa o trabalho que o conselho realiza no município, participando ativamente na aprovação de cartas de anuência e funcionamento aos empreendimentos que utilizam poços ou lançam efluentes.

O COMDEMA se reúne, na última quarta-feira de cada mês, com o objetivo de debater e participar efetivamente na preservação, conservação, no uso sustentável, e melhoria da qualidade de vida no município.