5 de maio de 2017
Catadores recebem vacinação contra influenza e DT

Os catadores de materiais recicláveis do lixão municipal, receberam, nesta quinta-feira, vacinação contra influenza e contra tétano e difteria (DT). A ação foi desenvolvida através da Secretaria de Saúde (SESAU) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP), Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU) e Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho no intuito de aumentar a imunização dos catadores prevenindo infecções e contaminações no lixão.

A AMAJU, responsável pelo gerenciamento do lixão, cadastrou cerca de 120 catadores que atuam diariamente na área. Esses cadastros foram encaminhados para SEDEST, que está desenvolvendo acompanhamento e inclusão deles em programas de assistência social. A Política Nacional dos Resíduos Sólidos determina a extinção dos lixões, pensando nisso a SEDEST organizará políticas e programas de inclusão dos catadores no mercado.

Durante a ação a diretora de imunização da SESAU, Márcia Rejane orientou os catadores sobre a importância da vacinação, "mesmo eles não tendo a faixa etária necessária para serem considerados grupo prioritário para vacinação contra influenza, estão expostos à contaminação diante da situação de trabalho que eles desenvolvem no lixão. Acabam se tornando um grupo de risco", alerta Márcia Rejane.

Fotos: Anderson Duarte