10 de maio de 2017
Coordenação de Saúde Mental busca fortalecimento da Rede

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, através da Coordenação de Saúde Mental, está buscando estabelecer parcerias e realizar projetos que venham a contribuir para o tratamento de saúde mental da população do Município de Juazeiro do Norte. De uma maneira mais prática, a coordenação realizou uma reunião com a Atenção Básica, o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador, os três Centros de atenção psicossocial instalados no Município, e a Universidade Regional do Cariri e Centro Universitário Leão Sampaio.

Segundo a coordenadora Elizângela de Gouveia, é importante que os serviços oferecidos no Município para o tratamento no âmbito da saúde mental funcionem de forma unificada, que os profissionais saibam indicar corretamente a unidade a qual o paciente deve recorrer de acordo com cada situação, entre outros pontos.

Para colocar isso em prática, a coordenação está programando capacitações com profissionais de diversos setores e níveis, como na saúde, educação, desenvolvimento social, além de corpo de bombeiros, hospitais, defensoria pública, etc. A ideia nesses momentos é orientar corretamente os profissionais sobre a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, ampliando o olhar sobre a saúde mental.

Elizângela ainda ressaltou a importância dessa primeira reunião e dos momentos que ainda virão. “É um momento histórico, porque nunca houve um olhar para essa necessidade, nessa reunião com todos os segmentos, todo mundo coloca sua necessidade e assim vamos organizando a rede, de uma maneira linear, que caminhe e na qual a gente possa realmente cuidar, e sensibilizar os profissionais” declarou a coordenadora.

Somente em conjunto, e trabalhando em prol da população, será possível mudar garantir a oferta dos serviços. A parceria com instituições que possam contribuir com o atendimento vai fortalecer e dar mais oportunidade aos pacientes.