13 de maio de 2017
Imprensa
Prefeitura faz bloqueio químico em área com casos confirmados de chikungunya

Com a finalidade de reduzir os casos de dengue e chikungunya no Município, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Núcleo de Combate as Endemias da Secretaria de Saúde, iniciou, na última quarta-feira, 10, uma ação de borrifação feita com bombas motorizadas em áreas que apresentaram casos confirmados da doença.

A ação começou em algumas ruas do bairro Franciscanos, onde foram registrados  os casos confirmados de dengue e chikungunya.

Ainda nessa semana, será realizada também no bairro aeroporto e no Sítio Gavião. Em seguida, o bloqueio com máquina costal também acontece em torno das localidades com casos notificados.

Conforme diretriz do Ministério da Saúde, a bomba motorizada só é utilizada quando aparecem casos confirmados e se busca eficácia contra o mosquito de forma mais urgente, pois elimina o mosquito adulto, evitando que ele se prolifere e venha a infectar outras pessoas. Esse tipo de ação não exclui a necessidade de prevenção e fiscalização.

Para cada caso confirmado, é necessário realizar a borrifação em pelo menos seis quarteirões adjacentes, para garantir que o mosquito será eliminado. Este tipo de ação geralmente é realizada no início do dia, ou ao entardecer, horários em que o Aedes aegypti mais atua.

É dever de todo cidadão colaborar no combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, evitando os reservatórios de água, armazenando o lixo da maneira correta, evitando colocá-lo em terrenos baldios, e fiscalizando, dia após dia, a situação da sua própria casa.

Fotos: Anderson Duarte


Tópicos: