16 de maio de 2017
Planejamento Estratégico de Juazeiro do Norte 2017-2020 tem segunda etapa de construção

Em mais dois dias de trabalho, o plano será apresentado ao público, para apreciação e colaboração no processo de encaminhamento

Será realizado nos dias 16 e 17, workshop de Planejamento Estratégico de Juazeiro do Norte, que vem sendo elaborado de forma coletiva, trazendo para a pauta as ações administrativas a serem executadas nos próximos quatro anos no Município, em todas as esferas das políticas públicas, voltadas ao desenvolvimento econômico e social. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo economista e professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Lauro Chaves Neto. A primeira etapa de elaboração do plano contou com a presença do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, secretários de governo e técnicos das pastas da administração. O evento será iniciado às 9 horas, no auditório do CEU, no bairro Vila Nova.

A etapa inicial de trabalho será apresentada e, na quarta-feira, os diversos segmentos da sociedade, com representações institucionais, entidades de classe e universidades estarão conhecendo e contribuindo com essa perspectiva de trabalho, na construção do planejamento estratégico.

A meta é gerir o Município com atuação pautada nos potenciais existentes, pelo desenvolvimento sustentável e com plano integrado. O Prefeito Arnon Bezerra destacou, durante a abertura da primeira etapa do workshop, o trabalho que vem sendo empreendido no Município e ressalta a responsabilidade e o comprometimento com a cidade, grande referência para a Região do Cariri. “Devemos fazer com que Juazeiro do Norte tenha a sua importância, no sentido de atrair toda a atenção de uma região, para, junto, prosperar, e não deixar ninguém para trás, além de motivar outros municípios também”, afirma.

O economista Lauro Chaves, que desde 1994 tem realizado trabalhos voltados para consultoria de empresas no Cariri, lembra dos potenciais existentes no território de Juazeiro do Norte. Conforme o docente, não é fácil fazer um plano em alguns municípios, pela ausência de potencial, mas tem que fazer para ampliar as condições daquela área. “E é para isso que estamos aqui, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Trabalhar em Juazeiro do Norte é fantástico”, afirma ele.

O economista destaca que, se cada secretaria trabalhar muito, mas não tiver um objetivo comum, não obterá resultados. “Há ações que, com o objetivo comum de trabalho, se ganha em esforço, resultado, porque os recursos são escassos”, afirma. Ele ainda ressalta a necessidade de ter prioridades, envolvendo articulação entre todas as secretarias, com um ganho bem maior para a gestão.