18 de maio de 2017
Imprensa
Caminhada marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Juazeiro do Norte

A mobilização contou com a adesão de mais de 1.500 pessoas, na campanha ‘Faça Bonito’, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho

Mais de 1.500 pessoas participaram, na manhã desta quinta-feira, 18, da Caminhada de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A estimativa de público foi realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), que esteve organizando o tráfego no momento da caminhada, fruto da campanha ‘Faça Bonito’, com a adesão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST).  Os participantes percorreram a Rua São Pedro, em alusão ao dia ‘D’ de luta.

Durante a semana, foram realizadas ações nos nove Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e em escolas municipais, no sentido de conscientizar e sensibilizar a população para essa realidade em todo o Brasil.

Participaram da caminhada, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Isabela Bezerra, diversos setores de Serviços de Assistência Social, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), as equipes técnicas dos nove Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), alunos do curso de serviço social do Centro Universitário Leão Sampaio, escolas municipais e particulares e a sociedade civil, que somaram forças nessa luta, que é de todos.

A concentração aconteceu na Praça da Prefeitura, às 8h, com apresentação da Fanfarra Moreira de Sousa e Fanfarra Tiradentes. A caminhada teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes de todo o Brasil, mostrando a importância das pessoas não se calarem diante dessa problemática e nem ser cumplice de um crime.

A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, destacou sobre a importância das denúncias e chamou a população para somar forças na campanha de proteção de crianças e adolescentes, cujo desenvolvimento físico, mental, moral e social devem ser garantidos com dignidade. “Que essa caminhada sirva como alerta para as pessoas. Vamos conversar com os nossos amigos, familiares e colegas de trabalho sobre a importância da denúncia. Não podemos ficar calados diante de situações que violem os direitos e o desenvolvimento das nossas crianças. Denunciem! Já estamos vendo a participação da sociedade através da ouvidoria do município. Sejamos juntos a mudança dessa realidade”, afirmou.

 A caminhada seguiu até a Praça Padre Cícero, onde diversos serviços foram oferecidos para a população, como aferição de pressão, massagem, demonstração de auto exames. Também foi montado um pequeno parque para a diversão das crianças, bem como a distribuição de brindes e algodão doce. O momento foi encerrado com a apresentação da cantora infantil, Clara Barbosa, e do coral infantil do Escola Municipal EEF Dr. Leão Sampaio.  

Fotos: Anderson Duarte

Galeria de fotos


Tópicos: