23 de maio de 2017
Imprensa
Plano de Implementação de Coleta Seletiva avança, em Juazeiro do Norte

O Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Serviços Públicos (SEMASP) e Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMAJU) promoveram reunião técnica, para tratar da implementação da coleta seletiva de resíduos sólidos da região do Cariri. Na ocasião, a empresa I&T Gestão de Resíduos apresentou sua metodologia de trabalho, a ser aplicada em 23 municípios que compõem a Bacia do Rio Salgado.

O projeto tem como objetivo, ajudar os municípios a definirem as suas soluções para manejar os resíduos com coletas seletivas, indo além da separação de lixo e embalagem. A empresa apresentou um plano de trabalho que inclui os resíduos orgânicos, da construção civil, podas, material volumoso, eletroeletrônicos, tudo tratado de forma separada. Uma solução apresentada pela empresa é a política pré-aterro, que evita descartar resíduos em aterros ou lixões, de forma a reciclar os resíduos e impulsionar o trabalho de catadores, associações e cooperativas.

Durante o encontro, representantes de 14 municípios do Cariri, dialogaram sobre a atual situação de suas cidades, identificando os principais problemas quanto à coleta, transporte e gestão de resíduos.

O coordenador do projeto, Tarcísio de Paula Pinto, ressalta que o trabalho da I&T, tem por objetivo definir o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) ajudando os municípios a criarem soluções, para a retirada de materiais dos lixões, construindo novas alternativas para destinar os resíduos com a coleta seletiva. “Definimos um comitê local para atender a região do Cariri. Temos o prazo de um ano para auxiliar os municípios na construção de um sistema regional, em que cada município saiba seu papel e que possam trabalhar apoiando uns aos outros”, explica Tarcísio de Paula.

O Superintendente da AMAJU, Sidney Kal-Rais, afirma que a iniciativa do Governo do Estado vem agregar positivamente para o Município, no que se refere à construção de políticas públicas para tratar dos resíduos sólidos.  No dia 20 de junho, a SEMASP em parceria com a AMAJU organizará uma oficina, com objetivo de diagnosticar, quantificar e qualificar as tipologias de resíduos gerados no Município. Esses dados serão encaminhados para I&T, que utilizará para implantação do Plano de Coleta Seletiva de Juazeiro do Norte.

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS)

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) é um importante instrumento para nortear ações voltadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pela lei 12.305/2010 que estabelece, para todos os atores envolvidos (produtores de mercadorias que geram resíduos nas fases de produção, consumo e pós-consumo, comerciantes, distribuidores, importadores, prestadores de serviço público ou privado de manejo de resíduos sólidos e consumidores) maneiras de atuação a fim de atingir, em determinado período, os objetivos da Política.

Fotos: Anderson Duarte


Tópicos: