9 de junho de 2017
9ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne mais de 300 pessoas

Um público de mais de 300 pessoas participou, nesta quinta-feira, da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social, que abordou o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento aconteceu no auditório da Unileão, no campus Crajubar. Na ocasião, também foram eleitos os delegados que irão fazer parte da Conferência Estadual.

A Conferência contou com a organização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) de Juazeiro do Norte e teve como objetivo principal debater e propor direções para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Na ocasião, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Isabela Bezerra, aproveitou para apresentar alguns dados que marcam os serviços da assistência social e demais diretrizes que norteiam os trabalhos da SEDEST, no Município. “Nesse momento, registro a minha felicidade em poder contribuir com o progresso de nossa cidade, que tem princípios na fé e no trabalho, a força do nosso desenvolvimento. Como nos ensinou o Padre Cícero, em toda a sua história de vida, que a formação de uma sociedade mais justa só é possível se nossos esforços estiverem voltados para o afago e acolhida dos excluídos”, afirmou.

A secretária também enfatizou a felicidade de realizar no primeiro ano de gestão, uma conferência que abrange questões tão importantes e que propõem a valorização da vida, do desenvolvimento sustentável e de uma cultura de paz.

Também estiveram presentes, a Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, o presidente da Câmara Municipal, Gledson Bezerra, a vereadora Rita Monteiro, a coordenadora da CREDE 19, Eliane Estrela, e a coordenadora do curso de Serviço Social do Centro Universitário Leão Sampaio, Márcia Teotonio.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Maria Neide, junto aos demais conselhos do município, fizeram a abertura oficialmente da conferência, que teve a palestra magna da presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Leiliane de Araújo Silva. Ela falou sobre o tema da conferência “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. No período da tarde, foram formados grupos de discussões para debater a temática.

A Conferência foi aberta para os estudantes de Serviço Social, sociedade civil, técnicos e profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Central de Interpretação de Libras (CIL), Centro de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP) e demais equipamentos socioassistenciais.

Fotos: Anderson Duarte