10 de junho de 2017
Imprensa
Equipe técnica da SEDEST participa de Seminário para implantação do Programa Criança Feliz

A equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), participou nesta semana do Seminário Estadual Intersetorial de Implantação do Programa Primeira Infância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Criança Feliz, que aconteceu no auditório da Receita Federal, em Fortaleza.

O evento reuniu secretários de Assistência Social e técnicos de gestão de 170 municípios que participarão do Programa, nos quais serão atendidas 30.200 crianças e gestantes. A abertura do Seminário foi feita pelo titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, e pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. Na programação do evento, aconteceram palestras sobre a importância do desenvolvimento da primeira infância e as diretrizes do Programa Criança Feliz. No seminário, também foi tratado o papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Programa Criança Feliz e a apresentação detalhada da metodologia de trabalho da iniciativa.

Vínculos afetivos - O Programa Criança Feliz foi lançado pelo Governo Federal no ano passado e tem como principal objetivo fortalecer os vínculos afetivos e familiares através do desenvolvimento humano, com foco na primeira infância, priorizando, dessa forma, gestantes e crianças de 0 a 3 anos de idade, beneficiárias do Bolsa Família e as de 6 ano de idade que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) terão acesso a políticas e serviços públicos, bem como acompanhamento o desenvolvimento integral.

O Programa Criança Feliz será implementado em parceria com Estados e municípios. As visitas domiciliares serão realizadas por equipes municipais, que serão capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer as diretrizes gerais e os protocolos nacionais e financiar essas ações.


Tópicos: