2 de julho de 2017
SESP inicia curso de Libras para servidores

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), por meio da Central de Interpretação de Libras (CIL), iniciou no último sábado, 1º, o curso para todos os servidores da pasta na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A ação tem o intuito de qualificar os agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), os Guardas Civis Municipais (GCM) e os membros da SESP, para que eles possam melhor atender a população que utiliza esta língua. O curso terá carga horária de 100h/aula, 80h encontros/aulas e 20h de atividades complementares. As aulas acontecerão durante seis sábados seguidos. As turmas serão divididas por quarenta participantes, todos membros da Secretaria. O curso é o primeiro ofertado para os servidores, outros já estão no cronograma da SESP.

A CIL tem o interesse de realizar o curso de Libras em todas as Secretarias, para que os servidores públicos municipais tenham conhecimento da língua e desenvolva um trabalho que atenda também quem se comunica através de Libras. No Cariri são quase 17 mil surdos com o afirma Tereza Raquel, Diretora da Proteção Social Especial. “A Guarda e o Demutran lidam direto com os nossos usuários. No Cariri temos em torno 17 mil pessoas surdas, que necessitam ser entendidas, compreendidas e ter os seus direitos preservados. O curso é uma forma de colocar em prática os direitos destes cidadãos’’, explica.

Fotos: Pedro Paulo