10 de julho de 2017
Encerrado em Juazeiro do Norte Curso Básico de Elaborações de Projetos Sociais

O Curso Básico de Elaboração de Projetos Sociais, realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, teve seu encerramento no último dia 5, resultando na construção de três projetos voltados à agricultura urbana. Com facilitação do Administrador Público, Joelmir Pinho, a capacitação foi direcionada aos técnicos da Coordenação de Agricultura e Abastecimento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Secretaria de Educação (SEDUC), Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural (EMATERCE) e representantes da sociedade civil.

Durante o curso foram elaborados os seguintes projetos: Saúde na Mesa, que compete à hortas nas Escolas, nos Centros de Referência a Assistência Social (CRAS), no Restaurante Popular e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Farmácia Verde, que desenvolverá o cultivo de plantas medicinais em equipamentos públicos e logradouros do município; Jardins Florestais, que se propõe a trabalhar agricultura sintrópica em toda a área urbana de Juazeiro do Norte, construindo um grande jardim com viveiro ecológico, que servirá de laboratório para o plantio e distribuição de mudas orgânicas para manutenção dos demais projetos.

Os três projetos desenvolvidos, fazem parte do Programa de Agricultura Urbana, que será trabalhado entre as secretarias que integram o eixo social. Segundo a assessora de programas e projetos sociais da SEDUC, Silvia Marinho, o plano é audacioso desde a sua elaboração “O programa trabalha com alimentação sustentável e produtos orgânicos. Tudo o que a sociedade almeja nesse século tão conturbado. Fico feliz em ter participado do curso e fazer parte desse projeto, em que nos envolvemos pesquisando, discutindo, elaborando um processo social e também educacional”, declara.

O Programa de Agricultura Urbana é uma inovação para o Município de Juazeiro do Norte, e segue as recomendações do Prefeito Municipal, Arnon Bezerra, de valorizar a agricultura familiar, no campo e também na cidade.

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Durante a formação, os participantes tiveram também uma capacitação sobre a Lei 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que entrou em vigor em todos os Municípios brasileiros em 1º de janeiro de 2017, que garante a valorização das organizações sociais, ampliando suas capacidades de atuação e parceria com o poder público.