28 de julho de 2017
Lançado edital para o XI Prêmio Demutran de Educação para o Trânsito

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP), por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) lança o edital para participação do XI Prêmio Demutran de Educação. O Concurso é voltado para os alunos e professores da rede pública de ensino e é realizado pelo Setor de Educação e Estatística do Demutran em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC).

Apenas uma categoria é ofertada, a de estudante, dividida em sete níveis. Nível 1, alunos da educação especial, que apresentem trabalhos de desenho, no formato A4:210 x 297mm ou ofício 1: 216 x 355, sobre o tema, “O trânsito e eu”.  Nível 2, alunos da educação infantil, que apresentem trabalho de desenho no formato A4:210 x 297mm ou ofício 1: 216 x 355, sobre o tema, “a sinalização semafórica e sua utilização”. Nível 3, para alunos do 1º e 2º ano fundamental, que apresentarem desenho no formato A4:210 x 297mm ou ofício 1: 216 x 355, sobre o tema, “a criança no trânsito”.

Já no nível 4, para alunos do 3º ao 5º ano fundamental, que apresentarem poesia (no mínimo 20 linhas, no máximo 30), sobre o tema, “no trânsito vamos cuidar, para que a preferência da vida seja sempre em primeiro lugar”. A partir do nível 5, os alunos terão que apresentar uma redação de no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas com os seguintes temas: Nível 5, alunos dos 6º e 7º ano, “parar na faixa é respeitar a vida”; nível 6, alunos dos 8º e 9º ano, “dirija com cuidado, paciência e atenção, respeitando a vida de todos os cidadãos”, e, nível 7, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o tema, “trânsito calmo e feliz? É só respeitar o que a placa diz”. Todas as redações devem conter título.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas a partir do dia 1º de agosto até o dia 31 do referido mês, das 8h às 13h, na sala do Setor de Educação e Estatística, que fica na sede do Demutran, na rua Beata Maria de Araújo, s/n, Romeirão. No ato de inscrição, os interessados deverão entregar os trabalhos concorrentes, a ficha da inscrição para cada trabalho, que será entregue no ato da inscrição e uma declaração da instituição de ensino assinada pela direção, que declare que o aluno está devidamente matriculado e o ano que ele cursa. Os trabalhos são individuais e não é permitido co-autoria.

A premiação está prevista para acontecer no dia 18 de outubro, no Memorial Padre Cícero. Para os alunos vencedores de cada categoria, de premiação eles receberão: 1º lugar, um notebook; 2º lugar um tablete, e 3º lugar, um celular que comporta dois chips com tecnologia android. As instituições de ensino dos campeões receberão uma placa de Honra ao Mérito e os professores orientadores, um celular que comporta dois chips com tecnologia android. Toda a premiação será financiada pelo  Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran).