4 de agosto de 2017
Convênio entre a FATEC e rede municipal possibilita formação de Professores de Matemática

Professores de Matemática da rede municipal de ensino receberão formação da FATEC Cariri. As formações são resultado de um convênio celebrado entre a Prefeitura de Juazeiro do Norte e a Faculdade de Tecnologia (Fatec Cariri). Todos os alunos matriculados no Ensino Fundamental 2 serão beneficiados. Ao todo, 202 professores de matemática do ensino fundamental, do 6º ao 9º participarão das formações.  Todos os participantes receberão certificado.

A Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) esteve reunida na tarde desta última quarta-feira, 2, com o diretor da Faculdade de Tecnologia (FATEC Cariri), professor Emerson Lacerda, para tratar sobre planejamento da formação dos professores de matemática da rede municipal de ensino.

As formações são resultado do convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação e FATEC Cariri, no último dia 20 de julho, durante evento comemorativo ao aniversário de 106 anos do Município.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da SEDUC, professora Carmen Lúcia Tomaz Bezerra, a formação contemplará a fundamentação teórica dos conteúdos programáticos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental, e também práticas metodológicas para que os conhecimentos compartilhados cheguem de maneira adequada em cada série onde os alunos estão matriculados. “Os professores serão trabalhados no sentido de dinamizar a prática em sala de aula para que os conteúdos cheguem de maneira mais facilitada até o aluno”, diz Carmen Lúcia Tomaz.

No próximo dia 12 de agosto, sábado, os professores estarão em um primeiro momento com a equipe pedagógica da Seduc e professores da Fatec Cariri, quando serão apresentadas as primeiras propostas para a realização dessa formação.

Carmen explica que outras reuniões com a Fatec Cariri serão realizadas, onde serão definidos outros ajustes, como a carga horária total, local e o calendário para as formações. Inicialmente, a proposta é que sejam realizadas sempre, às quartas-feiras, que é o dia da formação continuada dos professores de matemática da rede municipal.

O diretor da Fatec Cariri, Emerson Lacerda, ressalta que a ideia é fazer a inserção da tecnologia junto com a Matemática e leva-las até a sala de aula para que os alunos possam ter uma aprendizagem mais rápida dos conteúdos aplicados. Para isso, as formações também poderão ser realizadas nos laboratórios científicos da própria Fatec, com a presença dos alunos. “Sabemos que a matemática é muito complexa para ser ensinada apenas com pincel, apagador e quadro tradicional. O objetivo é fazer com que os professores voltem para as escolas com um novo modo de ensinar”, comenta o professor Emerson Lacerda.