4 de agosto de 2017
Seduc promove palestra para professores do EJA

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc) promoveu, nesta quinta-feira, 03, palestra para os professores do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino, na sede do Instituto Juazeiro de Educação Superior (IJES).

A palestra proferida pelo professor e diretor da Universidade Leão Sampaio (Unileão), Luiz Geraldo Teixeira. Ele abordou o tema “Ética na prática docência”, destacando assuntos ligados a conceitos éticos para o desenvolvimento de práticas docentes, convivência e interações sociais dentro e fora da sala de sala.

O professor Luiz Geraldo afirma que, quando recebeu o convite por parte da SEDUC para fazer esse trabalho com o tema proposto, resolveu trazer para a palestra a explicação da expressão “Ética em sala da aula” e sua desmistificação, além de abordar, ao mesmo tempo, algumas informações que são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. “Discorremos quase 90 minutos, sobre pontos de grande importância em relação ao ensino, que independem da faixa etária. Criança, jovem e adulto, não importa, todos os seres humanos acabam passando pelo mesmo processo de aprendizagem, porém com algumas especificidades”, ressalta o professor.

A assessora técnica do EJA, professora Inácio Macedo, diz que o objetivo da realização dessa palestra é motivar os professores, elevando sua autoestima, para que possam refletir em sua prática pedagógica. Ela reforça que, historicamente, as turmas do EJA sofrem com altos índices de evasão escolar, pois os alunos enfrentam um dia de trabalho intenso, fazendo com que sintam que as aulas sejam cansativas e isso contribui para o abandono da matrícula. “A ideia é que, contribuindo para a melhora da performance dos professores, os alunos também possam se sentir motivados para continuarem assistindo às aulas”, explica Inácia Macedo.

A professora do EJA 4, na Escola Pelúsio Correia de Macedo, Nilvânia Damasceno, acredita que ações como essa podem contribuir para o seu trabalho em sala de aula. “Acho interessante que a Seduc possa sempre fazer isso com os professores, pois quando estamos envolvidos, por exemplo, nas problemáticas da escola e nas dificuldades que encontramos em sala de aula, e temos a oportunidade de sair um pouco daquele cotidiano para um momento como esse, isso nos transforma”, comenta a professora. De acordo com a Coordenação Pedagógica da Seduc, outras palestras como essa estão sendo programadas ao longo do segundo semestre de 2017.