11 de agosto de 2017
Com grande público, Prefeito Arnon Bezerra abre I Festa do Livro

A abertura da I Festa do Livro de Juazeiro do Norte (I Flijuno) aconteceu na manhã desta quinta-feira, com a presença de um grande público que lotou o auditório do Memorial Padre Cícero. Entre os presentes, estiveram autoridades municipais, entre secretários e vereadores,escritores, professores e leitores de várias idades.

A solenidade de abertura da I Flijuno, contou com várias apresentações artísticas de alunos de escolas da rede municipal de ensino e participação da Banda de Municipal Padre Cícero. O público presente neste primeiro dia de Flijuno pôde conferir uma programação diversificada, com stands de livrarias, editoras e de universidades, oferecendo produtos literários e serviços à comunidade, como medição de pressão de arterial, entre outros.

O homenageado dessa primeira edição esteve presente ao evento. O Dr. Geraldo Menezes Barbosa, cronista e autor de diversos livros que narram a história de Juazeiro do Norte, com 93 anos de idade, é contemporâneo do Padre Cícero e também faz parte de grandes momentos da trajetória da cidade. Ele afirma que sentiu uma grande alegria por receber essa homenagem e viver numa cidade de grande importância religiosa e histórica para vários nordestinos. “Essa festa do livro é a expressão que Juazeiro deu um grande salto na cultura, porque hoje ele já se preocupa com a publicação do livro, um objeto criado para reter as palavras que não podem falar, mas que as páginas vão falando e levando à posteridade aquilo que não podia deixar de ser conhecido para o futuro”, comenta Dr. Geraldo.

O prefeito Arnon Bezerra afirma que quando o Município faz num evento como esse, está investindo, sobretudo, na educação, e que, através dela é possível, por exemplo, cuidar da saúde, do meio ambiente e da segurança. “O livro é plural e nos faz companhia. Ele faz com que a gente viaje, nos deixa curiosos e nos faz raciocinar, enriquecendo nosso vocabulário”, frisa o prefeito.

O chefe do executivo diz que a Gestão Municipal está empenhada em fazer o que for necessário para melhorar a Educação de Juazeiro do Norte e que o sucesso que a Flijuno demonstrou ser logo em sua abertura, fortalece a intenção da gestão em colocá-la no calendário oficial de eventos da cidade. “Isso já é um fato concretizado. Todos os anos, nós queremos prestigiar os nossos escritores e a nossa cultura e fomentar o trabalho de nossas editoras”, ressalta o prefeito.

A Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, falou sobre a importância do livro para a história da humanidade e destacou que a Flijuno é mais uma ferramenta para auxiliar no processo educativo da população. “Nós estamos aqui para motivar toda a rede de ensino (particular ou pública). Os livros traduzem os ensinos e a leitura nos faz andar e viajar sem sair do lugar”, disse a Secretária Maria Loureto de Lima, em seu discurso na abertura do evento.

I Flijuno prossegue com programação intensa nesta sexta-feira, 11

Durante todo o dia, palestras, mesas redondas, lançamentos e roda de conversas com escritores da Região do Cariri acontecerão nas dependências internas do Memorial Padre Cícero. Na parte externa do Memorial, onde estão diversos estandes e tendas, dois palcos terão programações musicais, espetáculos teatrais e contação de histórias.

O grande destaque da programação é o lançamento do Livro “Juazeiro do Norte - Cidade da Gente’, estudos regionais I e II”. Produzido por professores e Historiadores de Juazeiro do Norte, o livro traz em seu conteúdo, informações didáticas sobre a Região do Cariri, para ser trabalhado em sala de aula, dentro da grade curricular da rede municipal de ensino. A programação completa pode ser consultada no site www.juazeiro.ce.gov.br.

Fotos: Samuel Macedo