22 de agosto de 2017
Administração municipal articula parcerias junto ao Sebrae

O Prefeito Municipal de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e todo o secretariado da administração, além de assessores, participaram, nesta terça-feira, 22, de reunião com a articulação regional e técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para tratar de projetos que possam ser desenvolvidos, por meio de parcerias, em diversas áreas. Os principais setores de atuação e programas que atualmente estão sendo realizado por meio do órgão, foram apresentados.

Segundo o Prefeito Arnon Bezerra, o interesse principal do momento é o seu compromisso de trabalhar por Juazeiro do Norte. Conforme ele, o objetivo é desenvolver ações, onde a população e as instituições possam ser ouvidas, mas ressaltando as responsabilidades do poder público municipal, dentro desse contexto. “Para que sejam atendidas, há a necessidade da parceria de todos”, acrescentou.

A abertura dos trabalhos foi realizada pela articuladora regional do Sebrae, Tânia Porto, que destacou o fortalecimento da parceria com o Município, além de ressaltar os principais aspectos relacionados à missão do Sebrae, no desenvolvimento de projetos, e a atuação territorial, a exemplo da área do Geopark Araripe.

Revitalização dos espaços

O Chefe do Executivo ainda destacou a sua preocupação de trabalhar os espaços públicos, como os mercados, para a melhoria das condições de infraestrutura, organização e comercialização, tornando-se áreas de referência na cidade. Além disso, as mudanças que estão sendo planejadas para acontecer na reforma da praça Padre Cícero, com revitalização do entorno, até o Centro Multiuso, onde será sediado o centro administrativo municipal. Ele ressalta a necessidade de atuar com capacitação e empreendedorismo, nas mais diversas páreas.

A reunião contou com a presença do vice-prefeito, Giovanni Sampaio, que destacou a atuação política que vem sendo empreendida pela atual administração prefeito Arnon Bezerra, com enfoque ao desenvolvimento de Juazeiro do Norte, numa perspectiva de integração regional. Com isso, rompendo barreiras para propiciar maior abertura para as cidades da região, numa nova forma de pensar o Município e o Cariri como um todo.

Empreendedorismo

Alguns projetos voltados para o empreendedorismo individual, artesanato, panificação, comércio varejista, com viés empresarial, e sistêmico, no âmbito das políticas públicas, também foram citados pela articuladora. Isso inclui as áreas de inovação, tecnologia nas empresas, com capacitação de 120 delas até o final do ano, em Juazeiro do Norte.

Secretários municipais destacaram ações que já contam com a parceria do Sebrae, a exemplo da cultura e do empreendedorismo no artesanato. Programas já desenvolvidos por meio do órgão foram expostos pela articuladora regional, também em linhas de projetos como Sala do Empreendedor, Iconografia do Cariri, com publicação apresentada, Rota Turística, inserindo os seis municípios do Geopark Araripe, no intuito de promover o fortalecimento da rota. Na ocasião, foi apresentado um pouco do projeto de revitalização do mercado de Fortaleza, que pode servir de inspiração para ser empreendido nos mercados de Juazeiro do Norte, além da melhoria do centro comercial, na Rua São Pedro.

Fotos: Samuel Macedo