31 de agosto de 2017
Grupo de professores participa de primeiro módulo de Curso de Formação em Matemática

Um grupo de 30 professores da rede municipal de ensino participou do primeiro módulo do curso de formação em Matemática, ministrado pelo grupo Mathema, através de parceria realizada com a Fundação Lemann. O curso faz parte do programa Gestão para a Aprendizagem e está no hall de parcerias que a Fundação Lemann tem realizado para o desenvolvimento do programa.

O consultor da Fundação Lemann, Carlos Uehara, explica que o programa Gestão para Aprendizagem possui três frentes de atuação: gestão pedagógica, frente de capacitação para gestores escolares, frente de capacitação para professores e multiplicadores em didáticas específicas em matemática e língua portuguesa. “O grupo Mathema entra nessa terceira frente como um parceiro responsável por essa formação em didática específica em matemática. Ao longo de nossa atuação em Juazeiro do Norte outros parceiros estarão em Juazeiro do Norte para desenvolver conosco as outras duas frentes”, diz Carlos Uehara.

A Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, ressalta a importância da chegada desse curso para a rede municipal de ensino e a responsabilidade que os professores escolhidos tem no sentido de multiplicar os conhecimentos que receberão ao longo do curso.

Curso possui três focos

O curso tem três grandes focos. O primeira visa discutir a própria matemática enquanto disciplina escolar e os conceitos relevantes para o seu ensino; o segundo é entender como as crianças aprendem e como proporcionar a elas o desejo de querer aprender e participar das aulas; o terceiro, são as metodologias, através da discussão sobre a utilização de ferramentas inovadoras para o ensino da matemática. “Esse curso é uma referência para se pensar o ensino da matemática. Essa equipe, formada por professores escolhidos, são de pessoas que o Município pode contar. São pessoas que podem opinar, ajudar a construir práticas e organizar processos com a intenção de elevar os índices de aprendizagem dos alunos de Juazeiro do Norte”, comenta a facilitadora do grupo Mathema, Cristina Chico.

Grupo Mathema

O Grupo Mathema é uma instituição que há 20 anos pesquisa e desenvolve métodos pedagógicos inovadores para melhorar a qualidade do ensino da matemática. Seu trabalho é feito em constante diálogo com professores, órgãos públicos, escolas e organizações não governamentais. Ao longo de sua história, o Grupo Mathema já compartilhou conhecimentos com mais de 40 mil educadores que participaram de suas formações, impactando cerca de 1,2 milhão de alunos.