31 de agosto de 2017
I Cavalgada da Romaria acontece nesta sexta-feira, 1º

Com concentração a partir das 7 horas e saída às 7h30 da praça do Giradouro, no Triângulo, será realizada nesta sexta-feira, 1º, a I Cavalgada em homenagem à Nossa Senhora das Dores, dentro das festividades da segunda maior romaria do ano, em Juazeiro do Norte. A programação contará com a presença do Governador do Estado, Camilo Santana, e do Prefeito Arnon Bezerra, prestigiando o evento. Desde que foi sugerida a nova atração para a festa, com a homenagem, que o prefeito apoiou a realização da novidade. A expectativa, segundo a Secretaria de Agricultura de Juazeiro do Norte, é que cerca de 600  cavaleiros participem.

A Cavalgada conta com a realização da Basílica de Nossa Senhora das Dores, com apoio da administração. Segundo Romão França, todo um aparato de segurança, kit para os participantes, e o processo de organização, foi debatido por meio de uma comissão de organização para o grande dia. Estarão atuando órgãos como o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Secretaria de Saúde, além das secretarias de Educação, Turismo e Romaria e Desenvolvimento Social. Uma equipe da Semasp estará atuando na limpeza das ruas, no momento em que a cavalgada passar.

Dois trios elétricos farão parte do cortejo. A imagem da santa virá num carro de boi. Uma das recomendações que está sendo dada aos integrantes da procissão é o cuidado com os animais. A Cavalgada segue na Avenida Padre Cícero, saindo do Triângulo, seguindo pela Avenida Castelo Branco, Rua São Pedro, concluindo o cortejo na praça do Romeiro, na Basílica. A ideia é fazer um resgate da cultura sertaneja, através de uma prática característica da Região.