31 de agosto de 2017
Imprensa
Profissionais da saúde recebem orientações sobre avaliação do PMAQ

As equipes de saúde responsáveis pela atenção primária de Juazeiro do Norte reuniram-se na última sexta-feira (25) para serem orientados quanto aos critérios de avaliação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB). De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atenção Básica do Município, Jaqueliny Rodrigues, participaram desta reunião representantes das 66 equipes atualmente cadastradas no Programa, entre eles os responsáveis pela saúde bucal, pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e enfermeiros.

Em outubro, uma comissão enviada pelo Ministério da Saúde realizará uma avaliação em Juazeiro do Norte, a fim de verificar as condições de trabalho e o desempenho das equipes de saúde cadastradas no PMAQ. Desta forma, o principal objetivo da reunião foi orientar e preparar os profissionais para esta avaliação, que é norteada por 11 indicadores de desempenho, como por exemplo, o atendimento da enfermagem e o atendimento médico. Jaqueliny Rodrigues reforçou o compromisso da gestão em equipar as Unidades Básicas de Saúde do Município com os insumos, medicamentos e equipamentos necessários para a melhoria do serviço.

O PMAQ é um programa do Governo Federal, que tem como objetivo “incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território”. Após esta avaliação, que acontece de dois em dois anos, é atribuída uma nota de certificação para as equipes, que ao serem bem avaliadas, recebem um incentivo financeiro do Ministério da Saúde.


Tópicos: