3 de setembro de 2017
Seduc e Gestores Escolares definem participação no desfile de 07 de setembro

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte reuniu gestores das escolas do ensino fundamental, com o objetivo de preparar a participação dos alunos para os momentos cívicos em alusão ao Dia da Independência. O encontro aconteceu na última quinta-feira, na sede da secretaria, para acertar os detalhes finais do desfile e a ordem das escolas durante o evento em comemoração à Independência do Brasil.

A Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, pediu empenho por partes dos gestores das escolas da rede municipal envolvidas nos desfiles. “É preciso que todos as escolas estejam conscientes da importância desse momento. Nosso objetivo é que mais escolas participem dos desfiles em 2018”, comenta a Secretária.

Além do desfile oficial de 07 de setembro, outros desfiles estão sendo organizados em diversos bairros pelas comunidades escolares em parceria com a Liga de Fanfarras de Juazeiro do Norte, que contarão com o apoio da Seduc. Os desfiles acontecerão nos bairros Salesianos, Horto, Leandro Bezerra, Novo Juazeiro em dias alternados e contarão com a participação de escolas públicas das redes municipal e estadual, além de particulares.

Novo formato

Sob a coordenação da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte neste ano de 2017, o desfile cívico de 07 de setembro terá um formato diferenciado, voltando a acontecer na Rua São Pedro, com concentração dos grupos nas imediações do Mercado Senhora Santana. O hasteamento das bandeiras com a execução do Hino Nacional acontecerá na praça da Prefeitura. Em seguida, as autoridades seguirão para o palco que será armado em frente à praça.

Já o desfile será feito em marcha militar da rua Pio X até a Rua Santa Luzia. Os grupos militares, paramilitares e as escolas com suas respectivas fanfarras não poderão parar em frente ao palco das autoridades para evoluções. “Esse novo formato tem objetivo de resgatar o sentimento cívico e o verdadeiro significado da data que é a comemoração da Independência do Brasil”, lembra Maria Loureto.

A parte artística da apresentação das fanfarras acontecerá entre a rua Santa Luzia e a Praça Padre Cícero. De acordo com a organização, essa foi a forma encontrada para equilibrar a necessidade de resgatar o desfile de 07 de setembro, como um momento cívico, e também valorizar o trabalho das fanfarras que passam o ano inteiro ensaiando e se organizando para a data.

A ordem do desfile das escolas foi definida mediante sorteio realizado na presença dos representantes das escolas no dia 23 de agosto, no auditório da Crede 19.

Ação integrada entre Secretarias Municipais

O desfile de 07 de setembro em Juazeiro do Norte contará com a ação integrada das Secretarias de Educação, Saúde e Segurança que além do apoio logístico, disponibilizarão uma ambulância com profissionais da saúde, a Guarda Municipal e o Demutran. Polícia Militar e Tiro de Guerra entrarão com apoio na segurança e organização.

Os técnicos da Seduc, os professores Joeuda Melo e Wanderlô Guedes, organizadores do desfile, explicam que durante todo o percurso, as equipes da Secretaria de Educação estarão no acompanhamento e orientação das escolas durante o trajeto. “A ideia é fazer com que o desfile aconteça dentro do planejado, evitando atrasos e contratempos”, comenta Joeuda Melo.

Ordem de apresentação no desfile de 07 de setembro

Tiro de Guerra  10.005