5 de setembro de 2017
Escolas e Secretarias do eixo social participam de procissão em homenagem à padroeira

Uma grande caminhada deu prosseguimento às festividades em alusão à romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro do Norte, e às comemorações dos 100 anos da primeira paróquia do Município, criada em 1917. O evento aconteceu nesta terça-feira, 5. Organizada pela Secretaria de Educação (Seduc), através da Célula de Ensino Religioso, a procissão contou com a participação de várias escolas da rede municipal de ensino, do Colégio Militar de Juazeiro do Norte e da Fanfarra da Escola Moreira de Sousa.

Participaram também técnicos das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Trabalho e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que acompanharam o trajeto, além dos grupos da tradição popular “Bacamarteiros da Paz” e Reisado dos Irmãos.

Com o tema “É Jubileu! É Romaria! Vamos todos para casa de Maria”, a procissão foi acompanhada pelo carro-andor que conduziu as imagens de Padre Cícero e de Nossa Senhora das Dores. Ela saiu da Praça do Cinquentenário, em frente à Escola Padre Cícero e percorreu as ruas Santa Rosa, Santa Luzia, São Pedro e seguiu em direção a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, onde foi realizada uma celebração eucarística que contou com a participação de crianças e jovens alunos, da rede municipal de educação e do Colégio Salesianos.

De acordo com a gerente da Célula de ensino Religioso da Seduc, Francisca Silva Sampaio (Francisquinha), muitas escolas aderiram ao projeto para a realização dessa procissão, após o convite do Padre Cícero José para escolas que fazem parte do entorno da paróquia. “É um grande momento e que nos traz muitas alegrias, porque vemos que ele está acontecendo por causa das parcerias”, diz Francisquinha. Ela cita como fundamental nesse evento, a parceria entre as Secretarias que fazem parte da Gestão Municipal, da equipe da Basílica Menor, e a participação das escolas estaduais e particulares.

Exposição dos Cras

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), por meio dos nove Centros de Referência de Assistência Social (Cras), participou do projeto “É Jubileu! É Romaria! Vamos todos para a casa de Maria!”, com a exposição de diversos artigos produzidos por grupos de mulheres, crianças e idosos assistidos pelos equipamentos.

Artigos de palha, madeira, colares de lã, bordados e diversas peças produzidas pelas mãos dos usuários dos Cras foram expostas na praça do Romeiro, onde foi montada uma tenda em parceria com o SESC Juazeiro do Norte.

A coleção intitulada ‘Do Lixo ao Luxo’, produzida pelos usuários dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos do Cras Triângulo também esteve presente. O grupo de crianças assistidas pelo equipamento vestiu as composições cheias de engenhosidade.

Parceria fortalece a romaria

O pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José, comenta que a paróquia tem buscado, neste ano de 2017, dinamizar a participação de todos os agentes que fazem parte do processo de romaria em Juazeiro do Norte. “Entre esses, temos a participação das escolas. Padre Cícero sempre teve uma preocupação com a preservação da natureza e também um cuidado com a educação. Ficamos felizes com a participação das escolas e com os projetos que estão sendo apresentados e que despertam a nossa consciência na participação e nos cuidados com a natureza”, disse o Pároco.

A Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Isabela Bezerra, conta que a Gestão Municipal tem trabalhado em parceria com a Igreja para a realização de uma das melhores romarias, envolvendo todas as Secretarias e agentes que trabalham diretamente nesses eventos. “Essa á uma inovação que trazemos neste ano. Todos estão sendo orientados a fazerem uma melhor acolhida aos romeiros e orientá-los, com relação aos cuidados com a saúde e à limpeza pública. Queremos apresentar uma unidade na Administração e realizar parcerias para que sejamos conhecidos como um Juazeiro acolhedor”, ressalta.