7 de setembro de 2017
Imprensa
Parceria com a Rede POC e Educação estimula conhecimento

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Educação, realiza parceria com a Rede do Programa de Olimpíadas de Conhecimento (Rede POC), de intercâmbio científico. O objetivo é estimular o interesse pela inovação, ciência e a tecnologia entre os estudantes, através da realização de olimpíadas em áreas do conhecimento, como a matemática.

A Rede POC é uma Organização não Governamental que trabalha com projetos, instituições, programas, atividades profissionais, familiares e de estudantes destinadas à melhoria da qualidade da educação através de eventos competitivos, de enriquecimento curricular e pautados pela excelência. A Ong realiza há sete anos as fases da “Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras” no Brasil, um evento competitivo que surgiu no ano de 1990, em Strasbourg, na França.  De acordo com o Diretor da Rede POC, Professor Ozimar da Silva Pereira, hoje já são mais de mil escolas das redes pública e particular que participam da competição em todo País. A olimpíada acontece nas fases regional, estadual e nacional e os melhores vão avançando de fase, de acordo com a classificação. 

Bons resultados

Atualmente, cerca de 244 mil alunos participam da competição em todo o mundo, envolvendo mais de 40 países como Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Equador, Líbano, Reino Unido, Rússia e Suécia, entre outros. O Professor Ozimar da Silva Pereira comenta que a competição chegou em Juazeiro do Norte, devido aos expressivos resultados de alunos competidores do Município. 

A Secretária de Educação, Maria Loureto de Lima, comenta que a Seduc fará um planejamento envolvendo alunos e professores, com o objetivo de trabalhar os conhecimentos em matemática para os resultados se apresentem nas próximas edições das Olímpiadas. “Nós sentimos que não se separa a olimpíada do estudo cotidiano da matemática”, comenta. Ela acredita que essa parceria com Rede POC deve alavancar o interesse pela matemática na rede municipal de ensino e isso deverá contribuir para a realização de um trabalho que cative os envolvidos no processo.


Tópicos: