14 de setembro de 2017
Secretaria de Segurança intensifica atuação até dia 15

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP) de Juazeiro do Norte, através da Guarda Civil Municipal (GCM) e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), intensifica suas atividades durante a romaria, período festivo em alusão a Nossa Senhora das Dores, padroeira do Município. As festividades abrem o ciclo das grandes romarias, de setembro a fevereiro.

Agentes pela cidade

O Demutran também atua nos principais pontos de visitação e no centro da cidade. 30 agentes trabalham por turno, o primeiro turno das 6h às 14h e o outro das 14h às 22h. Além dos pontos fixos e de maiores fluxos, rondas estão no planejamento das atividades do departamento, tudo isso com o intuito de dar mais fluidez ao trafego de veículos. Outro trabalho realizado pelo Demutran é o de indicar aos motoristas de carros de romeiros de grande porte que há um estacionamento gratuito para eles, oferecidos pela Prefeitura.

Base móvel

A Guarda Municipal está em todas as áreas que concentram o maior fluxo de turistas, como a Basílica de Nossa Senhora das Dores, Centro de Apoio ao Romeiro, a Colina do Horto, Memorial Padre Cícero, Capela do Socorro, Praça Padre Cícero e o Mercado Central, além das igrejas do Franciscano e Salesiano. Além das bases estabelecidas, a GCM também estará com o serviço de ronda pelas ruas da cidade, com as viaturas e motos da companhia.

Oitenta e cinco guardas estão escalados para as ações durante o período das festividades religiosas. A base Móvel da GCM estará disponível como ponto de apoio para os guardas de plantão. Será a primeira romaria que a base móvel será utilizada.

Fotos: Samuel Macedo