20 de setembro de 2017
Imprensa
Sedeci apresenta a estudantes projetos de implantação do conceito de ‘Smart City’

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Michel Araújo, participou do X Encontro de Iniciação Científica da Faculdade Paraíso do Ceará – FAP, integrando mesa redonda sobre Cidades Inteligentes. Na ocasião, o Secretário apresentou aos estudantes e pesquisadores, projetos e ideias de implantação do conceito de ‘Smart City’, em Juazeiro do Norte.

O evento teve por temática “Território e Desenvolvimento: Criando Cidades Inteligentes”. Na ocasião, Michel Araújo trocou experiências e apresentou projetos que a Sedeci tem desenvolvido para integrar Juazeiro do Norte ao conceito de Smart City, utilizando inovação, tecnologia e a internet das coisas.

Um dos projetos apresentado pelo Secretário é o de implantação do sistema de Beacon, dispositivo que transmite informações via bluetooth para smartphones. A ferramenta será utilizada para divulgar campanhas municipais e informações à população e visitantes da Cidade.

Michel Araújo também falou sobre o projeto de implementação do conceito de Cidade Inteligente na praça do Giradouro, equipando o espaço com internet wifi, câmeras de segurança e criação do Pet Friendly, uma espécie de bebedouro para os animais de estimação.

O Secretário ressaltou a importância de discutir, no âmbito acadêmico, essas novas ideias, para que os estudantes sejam multiplicadores desses conceitos. “A academia como ambiente de formação de opinião, está entendendo que nós fazemos parte de um mundo globalizado, não podemos mais pensar que essas coisas estão distantes, mas sim, próximas”, afirma.


Tópicos: