24 de setembro de 2017
Central de Interpretação de Libras promove palestras e capacitações

Como forma de reduzir as barreiras de comunicação, enfrentadas cotidianamente por pessoas surdas, a Central de Interpretação de Libras (CIL), tem desenvolvido palestras e capacitações nos diversos órgãos de serviços públicos em Juazeiro do Norte. Nesta sexta-feira, 22, a CIL promoveu mais um encontro para promover mais espaços para a comunidade surda, em parceria com a coordenadoria de acessibilidade da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Aberta para estudantes e comunidade Surda, a palestra aconteceu com o intuito de expressar a urgência de uma reestruturação na comunicação, principalmente dos setores públicos. “Sabemos que a burocracia dentro de um órgão público é enorme e muitas vezes muito complicado, imagine para as pessoas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar. A sociedade como um todo já deveria estar preparada para interagir com a pessoa surda”, disse a diretora da Central de Libras de Juazeiro do Norte, Cleide Barbosa.

Recentemente foi aprovado a implantação do curso de licenciatura em Letras-Libras na UFCA. O curso será o primeiro do interior do Ceará. Segundo a Coordenadoria de Acessibilidade da UFCA, a implantação do curso de Letras/Libras tem o propósito de atender às demandas impostas pela inclusão dos surdos na Educação e a inclusão da Língua Brasileira de Sinais, como disciplina no currículo educacional, formando professores para o ensino de Libras nos níveis fundamental, médio e superior.

IX Semana Comemorativa ao Dia do Surdo. Com apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, do dia 26 a 29 de setembro, acontecerá a IX Semana Comemorativa ao Dia do Surdo, promovida pela comunidade surda. O evento contará com palestras, oficinas e mesas redondas que irão abordar os avanços e os desafios enfrentados pelas pessoas surdas. Abrindo a Semana, na terça-feira, 26, às 07h30, acontecerá XI Passeata dos Surdos, com concentração no Colégio da Polícia Militar do Ceará.

Fotos: Helio Filho