25 de setembro de 2017
Imprensa
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte
Fundação Memorial Padre Cícero

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, por meio da Fundação Memorial Padre Cícero, vem a público esclarecer sobre acervo do equipamento, que está sendo acondicionado e trabalhado de forma adequada, para manter e preservar a memória histórica da cidade, com imagens do Padre Cicero e objetos relacionados ao sacerdote, material bibliográfico, entre outros. Todo acervo passa pela devida catalogação, de forma técnica, não tendo, nos últimos anos, perdas em relação ao patrimônio.

Ainda informa que, diante de notícias relacionadas a 20 fotografias, 50x70 cm, devolvidas pelo equipamento ao autor do trabalho, afirma que esse material estava armazenado no local e, para não danificar, já que o Memorial tem um amplo acervo fotográfico, inclusive com algumas fotos originais, decidiu fazer a entrega, com assinatura de termo de devolução. Importante ressaltar que não havia no Memorial Padre Cícero nenhum documento que comprovasse a doação, que ocorreu em uma gestão anterior.

O trabalho fotográfico, considerado importante como forma de levar ao conhecimento do público a história do Padre Cícero, feito pelo profissional no qual as fotos foram devolvidas, poderá, conforme a direção do equipamento, ser exposto em outros importantes espaços, levando a história do sacerdote até mesmo às escolas de Juazeiro do Norte e outros Municípios do Cariri. No momento, como há acervo com as imagens no Memorial, não haveria lugar suficiente para manter essas fotografias.

Como forma de dar melhor encaminhamento às 20 fotos e molduras e esse material não se deteriorasse, a melhor solução encontrada pelo Memorial Padre Cícero foi devolver as imagens para o seu respectivo proprietário.

Fotos: Samuel Macedo


Tópicos: