3 de outubro de 2017
Previjuno se prepara para implantação do eSocial

A Gestora do Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (Previjuno), Maria das Graças, participou durante os últimos dias 26, 27 e 28, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, de Reunião Técnica sobre o eSocial para Órgãos Públicos. Integrantes da administração pública da União, Estados, Municípios e Distrito Federal foram convidados a participarem.

A reunião foi conduzida pelo Comitê Municipal Gestor do eSocial, composto por representantes da Secretaria da Receita Federal do Brasil, Secretaria de Previdenciária do Ministério da Fazenda, Ministério do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social e Caixa Econômica Federal. Para a Gestora, a reunião foi bastante proveitosa e os conhecimentos adquiridos foram muitos.

O eSocial é um sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, trata-se de um projeto de iniciativa do Governo Federal que visa unificar a prestação de informações pelo empregador/Órgão Público em relação aos seus trabalhadores/servidores, geridos pela Receita Federal, Secretaria de Previdência, Ministério do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Caixa Econômica Federal.

Implantação no Previjuno

Independentemente do tipo de Regime Previdenciário e trabalhista ou categoria do trabalhador, seja da área privada ou serviço público, estão contemplados no eSocial. De acordo com Graça, a adequação do Previjuno ao eSocial terá início com o censo previdenciário, onde será implantado um banco de dados com informações dos servidores ativos, inativos e pensionistas. “Implantaremos também um comitê gestor do eSocial. É importante que antes mesmo do sistema se tornar obrigatório, em 01/07/2018, eles já estejam familiarizados com os processos e saibam como devem proceder para respeitar os prazos estabelecidos por lei e para enviar as informações corretamente”, disse.