5 de outubro de 2017
Imprensa
Combate ao trabalho infantil é tema de encontros nas escolas municipais

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, por intermédio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), deu início a uma série de encontros nas escolas da rede municipal de ensino com o intuito de combater o trabalho infantil entre os seus alunos.

Os encontros tiveram início no dia 28 de setembro, na Escola Lili Neri, localizada no Bairro João Cabral. Nesta quarta, 04, foi a vez da Escola Carolina Sobreira, no bairro Tiradentes.

Eles deverão prosseguir até o final do mês de outubro. Ao todo serão 48 momentos realizados em 24 escolas nos turnos da manhã e tarde com a presença de alunos e familiares, envolvendo atividades artísticas e culturais realizadas pelos próprios estudantes, além de palestras dos representantes do Peteca, do Peti e dos Cras.

A Coordenadora do Peteca, pela Seduc, em Juazeiro do Norte, Maria de Fátima Teixeira, explica que os encontros visam educar e conscientizar crianças e seus familiares sobre os problemas acarretados pela exploração do trabalho infantil e as temáticas são abordadas de forma que facilitem a compreensão das crianças através da arte. “O trabalho infantil traz como consequências a indisciplina, o cansaço físico e psicológico da criança e isso reflete na evasão escolar, na infrequência e no baixo nível de aprendizagem”, ressalta Maria de Fátima. 

O Programa

O Peteca é um programa da Seduc que atua na educação, prevenção, conscientização e combate ao trabalho infantil e, em Juazeiro do Norte, trabalha de forma integrada entre as escolas, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outros equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).


Tópicos: