6 de outubro de 2017
Imprensa
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes
Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte

A Direção do Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes, de Juazeiro do Norte, vem a público esclarecer sobre vídeo que vem circulando nas redes sociais, de uma suposta denúncia de que insetos teriam sido encontrados no interior do equipamento, que está averiguando a origem dos fatos.  Informa dos cuidados que são tomados quanto à higienização do espaço, com dedetizações constantes no estabelecimento.

Ainda destaca que, mesmo com as deficiências já encontradas no hospital, que há alguns anos tem necessitado de melhorias, tem buscado ampliar os serviços de atendimento à população e, somente no primeiro semestre deste ano, já foram realizados mais de 100 mil procedimentos.

Tendo em vista as comemorações do Dia da Criança, o Hospital Maria Amélia Bezerra de Menezes irá realizar uma programação voltada ao  seu público prioritário de atendimento e, em função dessa programação, está realizando reparos na estrutura, o que poderia ter gerado algum aparecimento de inseto no espaço, mas em condições absolutamente contornáveis. Outra orientação que é repassada aos pais e acompanhantes é que não levem ou deixem alimentos no local.

A Administração Municipal de Juazeiro do Norte tem empreendido todo esforço, mesmo diante dos cortes de recursos na área da saúde e da crise nacional, de buscar condições para ampliar o Hospital Maria Amélia Bezerra de Menezes, e qualificá-lo como um centro de saúde referência em atendimento ao público infantil em todo o Estado do Ceará. Para isso, já está em processo de encaminhamento para licitação o Projeto de Reforma do equipamento, que nos próximos meses estará sendo iniciado.

Procedimentos em números

O Hospital Maria Amélia atende crianças de 0 a 12 anos e seis meses. Atualmente, conta com 6 ambulatórios de pediatria geral e 1 de pediatria de distúrbios metabólicos; 16 leitos de urgência, 2 de reanimação e 25 para internamentos clínicos. São oferecidos serviços de pediatria, fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia, além dos serviços de enfermagem.

No primeiro semestre do ano foram contabilizados 676 internamentos clínicos; 59.713 atendimentos na urgência pediátrica; 13.984 consultas; 1.346 testes do pezinho; 1.451 atendimentos com a assistente social; 5.413 nebulizações; 20.198 avaliações antropométricas; 4.267 vacinas aplicadas; entre outros serviços que somam mais de 100 mil procedimentos efetivados.

São realizadas ainda atividades de educação em saúde com os pais e as crianças atendidas pelo hospital, como também eventos em alusão a datas comemorativas, que proporcionam a interação com a comunidade e promovem humanização no serviço prestado aos usuários.


Tópicos: