9 de outubro de 2017
Imprensa
Outubro Rosa: Campanha de prevenção aberta oficialmente em Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 09, a abertura oficial da campanha Outubro Rosa no Município. A Campanha, que é realizada em vários países, ocorre no Brasil desde 2002 e tem como objetivo conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero.

A cada mês são realizados, em Juazeiro do Norte, mais de 3 mil exames de prevenção, mas a meta, conforme a secretária de Saúde, Nizete Tavares, é que esse número aumente, em função da campanha.

Diversas autoridades, entre elas o prefeito Arnon Bezerra, secretários e vereadores, reuniram-se na sede da Secretaria de Saúde para reforçar a importância da Campanha e repassar para a população as orientações acerca dos cuidados e trabalhos preventivos do câncer de mamã e colo do útero que estão sendo oferecidos pelos serviços de saúde do Município.

Importância da Campanha

Para o prefeito Arnon Bezerra, a conscientização acerca dos cuidados com a saúde deve ser promovida durante todo o ano, fazendo com que as pessoas sejam estimuladas a procurar consultas com especialistas frequentemente. No caso específico do câncer de mama, o gestor destacou que os primeiros sinais para o diagnóstico podem ser percebidos ainda em casa, através do autoexame.

O câncer, quando diagnosticado precocemente, pode ser tratado e curado. De acordo com a secretária de Saúde do Município, Nizete Tavares, Juazeiro do Norte conta hoje com 68 equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF que estão aptas para receber e orientar as mulheres quanto à realização de consultas e exames. “Intensificamos durante esse mês a nossa oferta de exames de mamografia e ultrassonografia de mama e transvaginal, com o objetivo de dar uma maior cobertura a essa população”, destacou a secretária.

Os exames estão sendo solicitados nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e as pacientes podem se dirigir à Policlínica Regional de Barbalha para realizá-los. Segundo a secretária de saúde, “este é um momento extremamente importante e a gente pede o apoio e a colaboração de todos para que façam realmente a divulgação, conclamem a população de mulheres de Juazeiro, para que a gente não venha a ter casos de câncer”.

O Município conta ainda com 530 agentes comunitários de saúde que visitam as famílias de casa em casa, desenvolvendo um importante papel para que os objetivos da Campanha sejam atingidos. “Nesse sentido, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde, promove esse encontro para que a gente possa oferecer o devido estímulo e consequentemente proporcionar uma vida saudável e feliz para nossa população”, concluiu o prefeito. Caso alguém não consiga realizar a prevenção durante o mês de outubro, após o término da Campanha Outubro Rosa as UBS permanecerão realizando esses atendimentos.

 

Fotos: Samuel Macedo

Galeria de fotos


Tópicos: