10 de outubro de 2017
Mobilização Social realiza palestra sobre arboviroses

A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, através do Núcleo de Mobilização Social, realizou, nesta terça-feira, 10, palestra sobre as arboviroses para as turmas dos 6° e 7° anos da Escola de Ensino Fundamental Odorina Castelo Branco Sampaio, no bairro Limoreiro. As arboviroses são doenças transmitidas pelos chamados arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Visando conscientizar os jovens e somar forças no combate ao Aedes aegypti, a equipe promoveu ainda para os alunos uma aula de campo, com o objetivo de ensiná-los a identificar os recipientes onde a fêmea do Aedes pode depositar seus ovos e a importância de manter o ambiente sempre limpo.

Sensibilização

De acordo com a coordenadora de Mobilização Social, Lourdinha Teixeira, esse tipo de ação tem como objetivo “sensibilizar, capacitar, mobilizar, formar facilitadores, informar a população juazeirense no tocante às doenças endêmicas e outros agravos, bem como incentivar a mudança de práticas, a participação popular, o questionamento e reflexão crítica da população em relação à execução das políticas públicas no território municipal”.

O Núcleo de Mobilização Social da Sesau conta hoje com cinco mobilizadores, que desenvolvem ações de conscientização junto aos setores das diversas secretarias do Município.