16 de outubro de 2017
Imprensa
Seagri capacita agricultores familiares na implantação da Agricultura Sintrópica

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) realizou, entre os dias 13 e 15 de outubro, o primeiro Curso prático de implantação do Sistema Agroflorestal e Agricultura Sintrópica em Juazeiro do Norte. A formação foi voltada aos agricultores familiares do sítio Jurema, que disponibilizaram 10 tarefas iniciais para desenvolver o sistema agroflorestal.

A Agricultura Sintrópica é uma técnica que associa cultivos agrícolas com florestais, recuperando e restaurando a fertilidade do solo, sem precisar utilizar agrotóxicos para controle das pragas. O Secretário da Seagri, Romão França, ressaltou a importância da técnica desenvolvida pelo Agricultor e  pesquisador suíço, Ernst Götsch, para melhorar a qualidade da produção agrícola. Após a implantação da técnica no sítio Jurema, a formação poderá ser estendida para outras comunidades de Juazeiro do Norte, que aderirem ao sistema. 

A Secretária da Associação Produtiva dos Moradores e Agricultores do Sítio Jurema, Joana Ferreira Gonçalves, elogia a iniciativa da Seagri com a formação e já nota muitas diferenças entre a agricultura convencional e a sintrópica. “A preocupação com a medição dos canteiros, a cobertura do solo com papelão, milho seco, folha de bananeira são algumas das diferenças.  Estou muito feliz com a oportunidade de aprender a plantar de forma econômica, sustentável e que trará resultados positivos para terra e para a produção”, afirma.

A formação foi direcionada pelo Técnico Agroflorestal, Antônio Gomide, que ressaltou a importância de utilizar os recursos do ambiente para melhorar a condição e fertilidade do solo, cobrindo-o com milho seco, papelão, folha de bananeira, capim triturado, e demais recursos orgânicos necessários para desenvolver o sistema de abundância e saúde “A formação tem por objetivo, garantir a autonomia dos participantes para que possam dar continuidade ao que aprenderam", afirma.

Galeria de fotos


Tópicos: