20 de outubro de 2017
Imprensa
Seagri e Senar parceiros em curso de inseminação artificial para melhoramento genético bovino

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), realiza curso de Inseminação Artificial de Bovinos para técnicos da Secretaria e agricultores do Município. O treinamento teve início nesta quarta-feira, 18, e tem por objetivo capacitar os participantes para realizarem o trabalho de inseminação voltado ao melhoramento genético das espécies bovinas. 

A formação do Senar busca contribuir para o desenvolvimento da produção rural e avanços sociais no campo. Com este objetivo, o Médico Veterinário do Senar, João Alves, responsável pela capacitação, ressalta a importância da técnica de Inseminação. “O curso é bastante técnico. Estou trabalhando com eles desde a teoria, histórico, evolução do processo até a prática. Nesta quinta-feira, ensinei como manejar o botijão de sêmen, que inclui o descongelamento do sêmen, montagem do aplicador e preparação para inseminar”, explica.  

A inseminação artificial possibilita a seleção de reprodutores capazes de melhorar a qualidade do leite e do rebanho. A Zootecnista da Seagri, Débora Ribeiro, ressalta a importância de capacitar o inseminador para a técnica. “O nosso objetivo é garantir a capacitação desses profissionais, já que a Seagri pretende trabalhar um programa de melhoramento genético com os pecuaristas do Município”, afirma.

Fotos: Helio Filho

Galeria de fotos


Tópicos: