23 de outubro de 2017
Imprensa
Curso de Inseminação Artificial em Bovinos encerrado em Juazeiro do Norte

O Primeiro curso de Inseminação Artificial de Bovinos, realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), teve seu encerramento no sábado, 21, onde os participantes tiveram a oportunidade de desempenhar atividades práticas de inseminação.

O curso teve o objetivo capacitar a equipe técnica da Seagri e agricultores do Município para realizarem o trabalho de inseminação. Essa é a primeira etapa do Programa de Melhoramento Genético que será desenvolvido em Juazeiro do Norte.

A inseminação artificial possibilita a seleção de reprodutores capazes de melhorar a qualidade do rebanho, tanto no leite quanto no corte. De acordo com a Médica Veterinária da Seagri, Ivania Neri, a capacitação da equipe é de fundamental importância para a eficácia da inseminação. “Sempre existe dentro da Medicina Veterinária inovações. Acredito que essa capacitação do Senar promoverá um maior desempenho da Seagri para o setor rural. Com assistência técnica especializada para dar apoio ao pequeno agricultor e pecuarista do Município”, afirma.

 

Compromisso com o produtor

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Romão França, ressalta o compromisso da Seagri com o pequeno produtor e agricultores familiares do Município, público que será beneficiado com pelas ações da Seagri. “Por orientação do Prefeito Arnon Bezerra, damos início ao Programa de Melhoramento Genético, através da parceria entre Seagri e Senar, capacitamos nossos técnicos e alguns agricultores do Município para garantir o êxito do programa”, afirma o Secretário, ressaltando que a princípio garantirá a inseminação gratuita e acompanhamento técnico a todos os agricultores do Pronaf de Juazeiro do Norte. 

 

Programa de Melhoramento Genético

Através do Melhoramento Genético, a Seagri tem por objetivo promover assistência técnica especializada para atender os pequenos agricultores e pecuaristas do Município. Com uma equipe formada por Zootecnista, Médica Veterinária, Agrônomos e Tecnólogo em Irrigação, a Secretaria está realizando o cadastro dos produtores pronafianos que tenham interesse em melhorar a qualidade do rebanho. Até o momento já foram efetuados 400 cadastros de produtores de agricultura familiar.

Fotos: Marcio Silvestre

Galeria de fotos


Tópicos: