23 de outubro de 2017
Sedeci visita Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação em Pato Branco

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e inovação (Sedeci), Michel Araújo, e o Secretário Executivo da pasta, Douglas Feitosa, participaram, entre os dias 13 e 18 de outubro, da Terceira Edição da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2017, umas das mais importantes feiras do setor no País, que neste ano sediou o Campus Party Weekend, um festival de Inovação, Ciência, Empreendedorismo e Criatividade. Na ocasião, os Secretários dialogaram com autoridades governamentais e conheceram iniciativas tecnológicas de empreendedorismo e inovação, que na prática estimulam o desenvolvimento econômico.

Com cerca de 80mil habitantes, Pato Branco tem se destacado pelo acelerado crescimento com foco nos setores de ciência, tecnologia e inovação. A cidade possui mais de 100 empresas de Tecnologia e Inovação, que geram empregos de mão de obra qualificada, com alto salários.  Durante a visita, os Secretários da Sedeci visitaram o Parque Tecnológico da cidade, que trabalha com aceleração de startups e iniciativas inovadoras. Segundo eles, essa experiência contribuirá para implantação do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo do Cariri – CRIE, que terá como principal objetivo estimular negócios criativos e tecnológicos, oferecendo todo o suporte e estrutura necessária que os empreendedores de Juazeiro do Norte precisem para colocar seus projetos em prática.

Visibilidade e parcerias para Juazeiro do Norte

Durante a Inventum, Pato Branco sediou o Festival Campus Party, evento internacional que discute os mais diversos temas relacionados à Internet e empreendedorismo. Em reunião com o Presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, o Secretário Michel Araújo conseguiu credenciar Juazeiro do Norte junto ao instituto, o que possibilitará a avaliação de viabilidade para realização de um Campus Party no Município. Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia, desenvolvimento e cultura digital.

Ainda em Pato Branco, os Secretários tiveram a oportunidade de entregar o material institucional de Juazeiro do Norte ao Diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Américo Bernardes. No encontro, Michel Araújo apresentou as potencialidades de desenvolvimento de Juazeiro do Norte e credenciou o Município para receber ações do MCTIC.

Visita ao Município de Dois Vizinhos

Por convite do Empresário Marcos Nonemacher, os Gestores visitaram o Município de Dois Vizinhos, onde conheceram na prática o dia a dia de uma cidade brasileira que investiu em Ciência, Tecnologia e Inovação e com uma população de 40 mil habitantes tem um dos maiores Produto Interno Bruto (PIB) do Sudoeste Paranaense. Durante a visita, conheceram também o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia do Sudoeste do Paraná – Sudotec, que tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento social e econômico através do uso inovador da tecnologia.

Em reunião com o Prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton, alguns Secretários e Vereadores, os Gestores da Sedeci trocaram experiências entre os Municípios, que possibilitou o diálogo sobre ações e parcerias entre setor público, privado e acadêmico para desenvolver o campo da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com Michel Araújo, essa troca de experiência é fundamental para inserir Juazeiro do Norte no segmento de Cidade Inteligente. “Nós temos cursos técnicos, profissionais e de graduação na área da tecnologia da informação. Juazeiro do Norte tem mão de obra especializada, estudantes capazes de desenvolver o setor no Município. A Sedeci tem interesse em estimular essa área e se organizado para adotar medidas que promovam o setor, em Juazeiro do Norte”, ressalta o Secretário.