27 de outubro de 2017
Imprensa
Plano de Ação definido para Romaria de Finados

A Romaria de Finados passou por alinhamentos no seu plano estratégico, na manhã desta quinta-feira, 26, para que durante os quatro dias de eventos tudo aconteça de forma organizada, de modo que o romeiro e a população juazeirense sintam-se bem acolhidos e participantes da programação religiosa e cultural. A estimativa é de 500 mil romeiros durante o período de festejos religiosos. A Romaria de Finados é a maior manifestação religiosa da cidade em número de peregrinos.

Diante dessa expectativa de público, os representantes das Secretarias de Desenvolvimento e Trabalho, Educação, Saúde, Cultura, Segurança Pública e Cidadania, Meio Ambiente e Agricultura, juntos aos demais representantes de instituições religiosas e civis, articulam-se com ações específicas em cada área de atuação.

Segundo a coordenadora de Romaria, da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur), Leda Barros, essa nova metodologia de trabalho, em que as ações são definidas individualmente e posteriormente apresentadas e debatidas com os demais setores, em reunião geral, de forma que todos possam contribuir, tem sido o diferencial na maneira de trabalho. “As reuniões individuais são positivas e a coletiva, pois conseguimos avançar. Identificamos situações a serem corrigidas e estamos trabalhando para melhorar ainda mais”, afirmou.

Melhorias

Problemas antigos, como trânsito, comércio de alimentos nas ruas, ambulantes em lugares indevidos, e o estacionamento de embarque e desembarque de romeiros, que recentemente passou por reforma e ganhou melhorias em sua estrutura, para melhor acomodar os motoristas, aos poucos estão sendo solucionados a cada romaria.

A criação de materiais de orientação aos romeiros, como o manual do romeiro, contendo informações importantes para que saibam se localizar na cidade e possam aproveitar os passeios de forma mais produtiva, capacitação de agentes de romaria que deram assistência de forma efetiva durante o período, bem como os próprios comerciantes, que receberam instruções de melhor acolhimento aos visitantes, estão incluídas também nessas melhorias.

City Tour

Outro projeto inovador que foi avaliado como positivo pelos próprios peregrinos, foi o passeio turístico intitulado City Tour, que possui roteiro turístico religioso e cultural por pontos da cidade. O passeio é realizado em ônibus apropriados da Prefeitura de Juazeiro do Norte, com guias de turismo credenciados pela Embratur e totalmente gratuito.

A programação do passeio, na Romaria de Finados, começa na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, passando pela Lira Nordestina, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer a literatura de cordel e xilogravura. Logo após, segue em roteiro panorâmico até as Igrejas dos Franciscanos, a Abadia de Nossa Senhora da Vitória (Monjas beneditinas) e igreja dos Salesianos. O passeio também tem como ponto, a fábrica São Geraldo e sua finalização será no Mercado Central.

A ideia é levar ao visitante uma viagem no tempo para conhecer a trajetória do Padre Cícero e a força do desenvolvimento cultural e econômico da região.

Pontos de apoio

As Secretarias estarão com tendas montadas em diversos pontos do Cariri, com o intuito de prestar assistência, localizados no Horto, Igreja Matriz, Igreja do Socorro, Igreja do Salesianos, Igreja dos Franciscanos e Praça Padre Cícero. 

Fotos: Samuel Macedo

Galeria de fotos


Tópicos: